

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São pressupostos da Política Nacional de Saúde Bucal:
assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando a promoção e a prevenção da saúde da população adscrita.
acompanhar o impacto das ações de saúde bucal por meio de indicadores elaborados pelos gestores municipais do SUS.
centrar as ações em vigilância à saúde, incorporando práticas de avaliação bianuais sobre riscos do processo saúde-doença.
estabelecer política de financiamento para o desenvolvimento de ações visando ao fortalecimento da atenção especializada.
No que se refere ao aumento do acesso, a Política Nacional de Saúde Bucal preconiza:
crianças e adolescentes: organizar fluxos para atendimento dos adolescentes.
gestantes: atendimento prioritário após o 3º mês a todas as gestantes.
adultos: disponibilizar unidades móveis para o ambiente de trabalho.
idosos: deve-se evitar reservas de horários ou dias para aumentar o fluxo.
A Resolução Conjunta nº 59/2009 estabelece o protocolo das indicações de tratamento de implantodontia no Centro Odontológico. Sobre as indicações desse procedimento, marque com “V” as assertivas verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) É indicada em paciente portador de prótese total inferior e superior removível sem estabilidade e retenção, no qual a prótese convencional não apresenta eficácia clínica.
( ) É indicada em paciente com sequela de tratamento de doença cística e ou tumoral das regiões oral e/ou maxilofacial.
( ) É indicada em paciente, amparado em Atestado de Origem, vítima de acidente que levou à perda dental, onde a melhor indicação de reabilitação seja com implantes (parâmetros estético e funcional)
F, V, V.
V, V, F.
F, F, V.
V, F, F.
A Portaria nº 283/GM, de 22 de fevereiro de 2005, refere‐se à antecipação do incentivo financeiro para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Tendo como base tal Portaria, analise as afirmativas.
I. A antecipação do incentivo financeiro nesta Portaria está relacionada somente aos CEOs em fase de implantação.
II. O gestor responsável deve enviar um Termo de Compromisso, assegurando o início do funcionamento do CEO em até, no máximo, seis meses após o recebimento do incentivo.
III. Os incentivos repassados deverão ser aplicados na implantação dos CEO, podendo ser utilizados para construção/reforma/ampliação do local em que funcionará o Centro e para compra de equipamentos/materiais permanentes.
IV. Os incentivos serão transferidos em parcela única, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios desde que estes estejam devidamente habilitados em Gestão Plena do Sistema.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
É CORRETO afirmar que o processo de trabalho preconizado na Política Nacional de Saúde Bucal requer:
intersetorialidade: as ações de promoção de saúde são mais efetivas se os setores legislativo, executivo e judiciário estiverem juntos.
integralidade da Atenção: a equipe deve estar capacitada a oferecer ações em abrangentes níveis de cuidado estritamente no plano coletivo.
interdisciplinaridade e Multiprofissionalismo: a troca de saberes e o respeito mútuo às diferentes percepções devem ser permanentes.
ampliação e Qualificação da Assistência: 15% a 25% das horas do CD devem ser dedicadas para atividades educativas coletivas.
É uma ação de saúde bucal enfatizada na Política Nacional de Saúde Bucal e que deve ser incorporada na estratégia planejada pela equipe:
análise do teor de flúor natural.
políticas de alimentação saudável.
aplicação tópica de flúor a menores de 3 anos.
fortalecimento da odontologia hospitalar.
A Política Nacional de Saúde Bucal apresenta os princípios norteadores das ações em saúde bucal abaixo, EXCETO:
ética.
trabalho centrado no consultório.
gestão participativa.
acolhimento.
A Portaria nº 599/GM, de 23 de março de 2006, define a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelece critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Em relação a esta Portaria, analise as afirmativas.
I. Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades: periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia.
II. Poderão credenciar‐se como CEO quantas unidades forem necessárias para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitada à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde.
III. Em relação aos tipos de prestadores como CEO, a Portaria nº 599 estabelece como habilitados para solicitar credenciamento: as unidades de saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos.
IV. O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, somente, o serviço de prótese dentária total e prótese parcial removível.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Sobre a Portaria nº 600/GM, de 23 de março de 2006, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A produção mínima mensal a ser apresentada nos CEOs tipo I inclui 60 procedimentos do subgrupo: 10.020.00‐4 (periodontia) e 30 procedimentos do subgrupo 10.040.00‐5 (endodontia).
( ) A produção mínima mensal a ser apresentada nos CEOs tipo II inclui 90 procedimentos do subgrupo: 10.020.00‐4 (periodontia) e 60 procedimentos do subgrupo 10.040.00‐5 (endodontia).
( ) A produção mínima mensal a ser apresentada nos CEOs tipo I inclui 150 procedimentos do subgrupo: 10.020.00‐4 (periodontia) e 80 procedimentos do subgrupo 10.040.00‐5 (endodontia).
( ) Dentro dos subgrupos: 10.050.00‐0 (odontologia cirúrgica) e 10.060.00‐6 (traumatologia bucomaxilofacial) são exigidas produções mínimas a serem apresentada pelos CEOs. Para os CEOs tipo I, no mínimo 80 procedimentos neste subgrupo. Para os CEOs tipo II, no mínimo 90 procedimentos, neste subgrupo. Para os CEOs tipo III, no mínimo 170 procedimentos neste subgrupo.
A sequência está correta em
F, F, F, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
Leia o fragmento a seguir.
“Em 1994, o Ministério da Saúde introduziu o _____. A estratégia desse programa, reafirma os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) que são: _____, descentralização, _____ e participação da comunidade.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Programa de Agentes Comunitários de Saúde – universalização – integralidade
Programa Saúde da Família – universalização – promoção de saúde
Programa Saúde da Família – segregação – promoção de saúde
Programa de Agentes Comunitários de Saúde – segregação – integralidade
Programa Saúde da Família – universalização – integralidade
Para lidar com quadros infecciosos como este na prática odontológica, a imunização é uma importante barreira para quebrar a cadeia epidemiológica. Algumas medidas devem ser adotadas para proteção da equipe de saúde bucal e incluem a vacina
tríplice viral em dose única.
dupla adulto, em três doses no esquema básico.
dupla adulto, requerendo uma dose de reforço em caso de gravidez.
contra hepatite B, em duas doses de reforço.
contra pneumococos, requerendo uma dose de reforço anual.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) (LOURENÇO, 2009). Assinale a alternativa que não descreve uma atividade do ACS, na sua área de atuação
A utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade.
A promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva.
A realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família.
Solicitar exames complementares conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal ou do Distrito Federal.
O processo de trabalho em Saúde Bucal no SUS deve estar pautado por um conjunto de requisitos.
Assinale a alternativa que não representa um requisito dessa atuação.
Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, (2004), o desenvolvimento de ações na perspectiva do cuidado em saúde bucal deve ser norteado pelos seguintes princípios, exceto:
Ética.
Gestão participativa.
Acolhimento.
Responsabilidade social popular.