

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia atentamente o seguinte trecho, retirado do texto “Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações”, de Maria Helena Castro (2000):
“Por isso, é um exame voluntário e seu público-alvo são os concluintes e egressos do ensino médio. A concepção (...) está baseada nas orientações para a educação básica estabelecidas pela LDB e, sobretudo, nas novas diretrizes curriculares e nos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. Portanto, é um instrumento balizador e indutor da reforma deste nível de ensino que vem sendo implantada no país.” (p.125).
O exame a que se refere a autora no trecho é:
ENADE.
Exame Nacional de Cursos.
ENEM.
Censo de Educação Nacional.