Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito dos valores civilizatórios e das dimensões históricas para uma educação antirracista.
( ) Além de um direito social, a educação tem sido entendida como um processo de desenvolvimento humano; no entanto, em certos momentos, as práticas educativas que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais discriminatórias.
( ) Dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da heterogeneização em detrimento do reconhecimento das diferenças.
( ) Ao localizarmos o conceito e o processo da educação no contexto das coletividades e pessoas negras e da relação dessas com os espaços sociais, torna-se imperativo o debate da educação a serviço da diversidade, tendo como grande desafio a afirmação e a revitalização da autoimagem do povo negro.
( ) Em resposta à experiência histórica do período escravista, a educação apresentou-se como um caminho fértil para a reprodução dos valores sociais e/ou civilizatórios das várias nações africanas raptadas para o Brasil e de seus descendentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.