Imagem de fundo

De acordo com Gandin (2011), as pessoas envolvidas na área...

De acordo com Gandin (2011), as pessoas envolvidas na área da educação, ao fixarem objetivos, apresentam duas tendências, cada uma com suas vantagens e defeitos. Na primeira tendência, a desvantagem é não levar em conta as ações, e a segunda tendência apresenta o grave problema do esforço educacional se desligar gradativamente de objetivos fins importantes, e prender-se em pequenas ações, sem que se lembre para que elas estavam sendo realizadas. Para sanar as desvantagens das duas tendências e para preservar os seus benefícios, o autor propõe elaborar objetivos


A

amplos e abstratos, para atender a um planejamento flexível que valoriza os interesses e ideias da equipe docente e das crianças.


B

operacionais que almejam explicitar o que fazer concretamente.


C

de forma a que apareçam sempre “o que” vai fazer e “para que” se vai fazê-lo.


D

gerais, que se colocam em uma perspectiva de macro referência e são considerados a longo prazo.


E

específicos, que fixam exclusivamente a ação que será desenvolvida, visando subsidiar a prática docente e facilitar o acompanhamento pelas famílias.