Imagem de fundo

Considerando o caso e a discussão levantada por Libâneo...

Considere o caso a seguir para responder às questões de números 34 e 35.

Marcos é professor do Ensino Fundamental II há 20 anos. Preocupado com a pressão que os alunos sentem diante de provas, que parece ter se intensificado mais recentemente, suspendeu as avaliações quantitativas em suas aulas. O professor tem considerado as provas prejudiciais ao desenvolvimento autônomo da criatividade e das potencialidades dos alunos. Como é muito experiente e afirma ter “olho clínico”, Marcos conta que consegue cedo no ano letivo identificar os bons alunos e aqueles que terão problemas.

Considerando o caso e a discussão levantada por Libâneo (2013) a respeito da avaliação escolar, a atitude do professor está


A

correta, porque avaliações qualitativas são instrumentos mais atuais e completos, sendo a quantificação prejudicial ao processo de aprendizagem significativa do estudante.


B

correta, porque valoriza a experiência do docente no processo de avaliação e a subjetividade implicada na relação pedagógica.


C

correta, porque compreende a avaliação não como instrumento de controle, mas como a ferramenta de diagnóstico que a define.


D

incorreta, porque excede na subjetividade e ignora as possibilidades de articulação entre a apreciação qualitativa e a sistematização quantitativa.


E

incorreta, porque, ainda que acerte na rejeição das provas e instrumentos quantitativos, erra ao não sistematizar a avaliação qualitativa.