

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
"O método da Pedagogia da Presença é supersimples. O educador tem de se educar para escutar e educar-se para observar o conjunto dos acontecimentos reais que transcorrem ante os seus olhos, desde a hora em que chega até a hora de dormir." Assim o pedagogo mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa (1949-2011) resume as ideias que desenvolveu, visando melhorar a qualidade da relação entre professores e alunos. Para ele, que integrou a equipe responsável pela redação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a presença, ou seja, o relacionamento afetivo saudável entre educadores e educandos, é imprescindível no contexto escolar.
https://novaescola.org.br/conteudo/18713/livros-e-textos-para-mudar-o-relacionamento-dentro-de-sua-escola (Fragmento)
A materialização desse princípio se dá:
Pela defesa de que essa capacidade de fazer-se presente é um dom, e não uma aptidão que pode ser aprendida.
Na consolidação do desenvolvimento e da evolução humana a partir da capacidade biológica do sujeito independendo do ambiente onde se encontra.
Pela valorização à hierarquia professor-aluno como motor propulsor para a aquisição e consolidação da aprendizagem.
Por meio do estabelecer de vínculos de consideração, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores.