

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto a seguir para responder as questões de números 46 e 47.
Mariana, estudando para o concurso de Coordenador Pedagógico, verificou que dentre as atribuições desse profissional está a de colaborar para a efetivação da gestão democrática do planejamento curricular. Para melhor compreender essa atribuição, leu a obra Coordenação do Trabalho Pedagógico – do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula, de Vasconcellos (2013).
Paulo Freire (2000), na obra “A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”, abordando temas como o ensinar, o aprender, o pesquisar e o debater propostas, tece o seguinte comentário: “Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor
entenda que o pesquisar cabe tão somente aos docentes universitários, cabendo, aos do ensino básico, investigar os conteúdos a serem ministrados”.
comece a pesquisar e debater propostas, embora o ensinar permaneça como sua atividade principal”.
se aperfeiçoe, pesquisando estratégias de ensino apoiadas nas novas tecnologias”.
se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador”.
aprenda a alternar o ensino com pesquisas e debates”.