Imagem de fundo

De acordo com a pedagogia das competências, considere as...

De acordo com a pedagogia das competências, considere as proposições a seguir.


I. No século XIX, a emergência das profissões modernas se constitui, em consequência da divisão fabril e social do trabalho, hierarquizadas de acordo com as classes sociais a que se destinam – operários fabris ou técnicos, engenheiros, cientistas etc.


II. A divisão entre trabalho manual e intelectual se verificava, no início da industrialização, tanto na sociedade quanto no interior da fábrica.


III. Do ponto de vista da formação, as profissões passam a ser classificadas de acordo com seu nível de complexidade que, por sua vez, se relaciona com o nível de escolaridade necessário para o desenvolvimento de cada uma delas.


IV. A classificação dos processos de preparação da força de trabalho é característica do modelo tayloristafordista de organização da produção no que se refere ao modo de organizar o ensino, seja por via formal e escolar (formação do técnico), seja por ações diretas das empresas, realizadas normalmente por seus centros de formação (formação dos operários qualificados).


V. O uso mais corrente do termo “qualificação” se relacionou aos métodos de análise ocupacional, que visavam identificar as características do posto de trabalho, e delas inferir o perfil ocupacional do trabalhador apto a ocupá-lo.


São corretos os itens contidos em


A

I, II e III, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

III, IV e V, apenas.


D

I, II, III, IV e V.