Imagem de fundo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) auxiliam o professor na tarefa de reflexão ...

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. No rol da utilização dos PCNs deve-se considerar: "Identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem e subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis". (...)


(http://portal.mec.gov.br/seb/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/livro01.pdf) - (p.10)


Sobre a "Os Parâmetros Curriculares Nacionais", marque a alternativa INCORRETA:

A

Por sua natureza aberta, os Parâmetros Curriculares Nacionais configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

B

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental no âmbito público em todo o País, tendo por objeto o esclarecimento da real importância sobre as "Abordagens teórico-metodológicas do desempenho do corpo docente para o planejamento e a avaliação da prática pedagógica" instituídas pela gestão escolar.

C

Os Parâmetros Curriculares Nacionais não configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

D

Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm por função orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.