Imagem de fundo

São ideias de Vygotsky, EXCETO

São ideias de Vygotsky, EXCETO


A

O papel desempenhado pelo ensino não é o de esperar que as capacidades necessárias a um determinado conteúdo amadureçam na criança para, depois, ensinar-lhe esse conteúdo. Um ensino que assim proceda vai atrás do desenvolvimento, dirige-se ao seu passado.


B

O ensino deve orientar-se não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento infantil. Somente assim, poderá a instrução provocar os processos de desenvolvimento que se acham na zona de desenvolvimento próximo.


C

Se o conteúdo escolar estiver além da zona de desenvolvimento próximo, o ensino fracassará porque a criança é, ainda, incapaz de se apropriar daquele conhecimento e das faculdades cognitivas a ele correspondentes. Se, no outro extremo, o conteúdo escolar se limitar a requerer da criança aquilo que já se formou em seu desenvolvimento intelectual, torna-se-á inútil, desnecessário, pois a criança pode realizar sozinha a apropriação daquele conteúdo.


D

À criança somente se pode ensinar o que ela é incapaz de aprender.