Imagem de fundo

No entendimento de Freire (1981), [...] não é possível um...

No entendimento de Freire (1981), [...] não é possível um compromisso verdadeiro com a realidade e com os homens concretos que nela e com ela estão se desta realidade e destes homens se tem uma consciência ingênua. Não é possível um compromisso autêntico, se àquele que se julga comprometido, a realidade se apresenta como algo dado, estático e imutável. Se este olha e percebe a realidade enclausurada em departamentos estanques. Se não a vê e não a capta como uma totalidade, cujas partes se encontram em permanente interação. A alternativa que não condiz com o pensamento do autor é


A

o verdadeiro compromisso, que é sempre solidário, não pode reduzir-se jamais a gestos de falsa generosidade, nem tampouco ser um ato unilateral.


B

os homens como seres históricos, temporais e, portanto, comprometidos para e com a realidade.


C

a falsa generosidade entre os homens harmoniza os desiguais.


D

os homens devem aceitar o que a sociedade lhes proporciona, pois são contribuições para o aumento de seu patrimônio individual, sem questionamentos.