Um componente importante do planejamento escolar é que o professor saiba quais estratégias de ensino devem ser utilizadas, quando devem ser utilizadas, por que e como utilizá-las. Sobre a prática pedagógica do professor no processo da construção da aprendizagem do aluno, é correto afirmar que:
O professor deve perceber que não existe uma melhor forma de ensinar alguma coisa, pois ele sabe que é necessário ter um repertório de estratégias, além da disposição e das habilidades para fazer adaptações e criar novas alternativas em prol da aprendizagem do aluno.
A prática reflexiva sobre a docência não oferece benefícios para professores, alunos e para o contexto escolar como um todo.
O envolvimento do professor com a aprendizagem deve ser para transmitir informações aos alunos, dizer-lhes o que está errado e lhes fornecer as respostas corretas.
Refletir sobre a prática docente deve ocorrer somente como uma reação a um problema que surgiu ao longo do processo da aprendizagem.
No ensino, a ação reflexiva docente não deve corresponder a pausar uma aula para verificar a compreensão e a aprendizagem dos alunos, bem como verificar se as estratégias utilizadas estão levando na direção certa ou se é preciso tentar algo diferente.