

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma possibilidade de organização do trabalho pedagógico realizado com as crianças é a partir de Projetos de Trabalho. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser um transmissor de conteúdos para se transformar em um pesquisador junto com as crianças, que procuram respostas e inventam soluções, a partir de uma demanda real e significativa para o grupo e com um caminho participativo de investigação (HERNÁNDEZ, 1998). Analise os três exemplos de projetos realizados por professores fictícios em escolas de educação infantil e depois assinale a alternativa que analisa corretamente esses exemplos:
Ana Maria, Paula e Rafael realizaram projetos de trabalho nas diferentes faixas etárias da Educação Infantil, contemplando os interesses e necessidades dos bebês e crianças de maneira lúdica e significativa, envolvendo a criação de hipóteses e a investigação.
É preciso dar tempo e estar atento para conhecer os interesses e necessidades dos bebês e crianças na escola antes de selecionar temas e propostas, e apenas a Paula organizou um projeto de trabalho que buscou desenvolver habilidades a partir de um campo de curiosidade deles.
A escola precisa desenvolver nas crianças algumas habilidades e conhecimentos sobre o mundo ao redor, e apenas Rafael elaborou um projeto com um objetivo significativo, relacionado à alimentação das crianças, incluindo a família nessa parceria.
Apenas a professora Ana Maria escolheu um tema adequado e investigativo para as crianças pesquisarem, e utilizou recursos e materiais que possibilitaram o levantamento de hipóteses das crianças, já que está preparada previamente com as respostas que serão descobertas.
Projetos precisam culminar em um produto físico que registra as aprendizagens do grupo, assim como o álbum da professora Ana Maria e o livro de receitas do professor Rafael. A professora Paula precisaria ter planejado uma exposição com registros artísticos (desenhos ou pinturas), por exemplo, para que seu projeto fosse concretizado.