No texto História dos métodos de alfabetização no Brasil (MEC, 2006), Maria Mortatti aponta quatro momentos históricos distintos.
Com base nas discussões apresentadas pela autora, relacione as colunas abaixo.
Coluna 1 Período
1. Início do século XX
2. Meados dos anos 1920
3. A partir da década de 1980
Coluna 2 Características
( ) Nesse momento passaram-se a utilizar métodos mistos ou ecléticos (analítico-sintético ou vice-versa), considerados mais rápidos e eficientes. Anos depois, tem-se a publicação do livro Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, por M. B. Lourenço Filho. Nesse livro, o autor propõe oito provas como forma de medir o nível de maturidade necessária ao aprendizado da leitura e escrita, a fim de classificar os alfabetizandos, visando à organização de classes homogêneas e à racionalização e eficácia da alfabetização.
( ) Nesse período, deslocou-se o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança. Nesse momento, o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma “revolução conceitual”, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, a desmetodização do processo de alfabetização e o questionamento da necessidade das cartilhas. Nessa mesma década observa-se também a emergência do pensamento interacionista em alfabetização.
( ) Para o ensino da leitura, utilizava-se o método analítico: o ensino deveria ser iniciado pelo “todo”, para depois se proceder à análise de suas partes constitutivas. Com diferentes interpretações do que consistia esse “todo”: a palavra, ou a sentença, ou a “historieta”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 • 2 • 3
1 • 3 • 2
2 • 1 • 3
2 • 3 • 1
3 • 2 • 1