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No texto História dos métodos de alfabetização no Brasil (MEC, 2006), Maria Mortatti ap...

No texto História dos métodos de alfabetização no Brasil (MEC, 2006), Maria Mortatti aponta quatro momentos históricos distintos.


Com base nas discussões apresentadas pela autora, relacione as colunas abaixo.


Coluna 1 Período


1. Início do século XX

2. Meados dos anos 1920

3. A partir da década de 1980


Coluna 2 Características


( ) Nesse momento passaram-se a utilizar métodos mistos ou ecléticos (analítico-sintético ou vice-versa), considerados mais rápidos e eficientes. Anos depois, tem-se a publicação do livro Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, por M. B. Lourenço Filho. Nesse livro, o autor propõe oito provas como forma de medir o nível de maturidade necessária ao aprendizado da leitura e escrita, a fim de classificar os alfabetizandos, visando à organização de classes homogêneas e à racionalização e eficácia da alfabetização.

( ) Nesse período, deslocou-se o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança. Nesse momento, o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma “revolução conceitual”, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, a desmetodização do processo de alfabetização e o questionamento da necessidade das cartilhas. Nessa mesma década observa-se também a emergência do pensamento interacionista em alfabetização.

( ) Para o ensino da leitura, utilizava-se o método analítico: o ensino deveria ser iniciado pelo “todo”, para depois se proceder à análise de suas partes constitutivas. Com diferentes interpretações do que consistia esse “todo”: a palavra, ou a sentença, ou a “historieta”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A

1 • 2 • 3

B

1 • 3 • 2

C

2 • 1 • 3

D

2 • 3 • 1

E

3 • 2 • 1