

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Mortimer (2000) traz a ideia de perfil conceitual, amplamente utilizada no ensino de diversos conceitos químicos. Nessa linha, o autor propõe 4 zonas para o perfil conceitual de átomo. Assinale a alternativa que representa, corretamente, a descrição de uma dessas zonas.
Na zona clássica, ocorre o processo de atribuição, ao átomo, de propriedades gerais da matéria, como a dilatação.
Na zona sensorialista, tem-se concepções ingênuas geradas por fatores sensoriais, como por exemplo a noção de que a matéria é contínua.
Na zona científica, o átomo é visto como uma entidade macroscópica, caracterizada por um núcleo central e uma eletrosfera.
Na zona substancialista, o átomo é visto como uma entidade microscópica, regido por leis da química e física quânticas.
Na zona quântica, o átomo apresenta propriedades da matéria, como alteração no estado físico, porém é regido pelas leis da mecânica quântica.