“No âmago do ofício docente, observam-se duas grandes funções essenciais: a gestão dos aprendizados e a gestão da classe. Por gestão dos aprendizados, entendem-se todas as estratégias que os professores mobilizam para fazer os alunos aprenderem conteúdos (saberes, habilidades, regras). A gestão da classe remete, por sua vez, aos comportamentos que o professor deseja que os alunos adotem em sua aula e que facilitam o aprendizado e a convivência.”
GAUTHIER, Clermont.; BISSONNETTE, Steve.; RICHARD,
Mario. Ensino explícito e desempenho dos alunos.
Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
No que se refere ao “efeito professor” e à eficácia do ensino explícito, analise as afirmativas a seguir.
I. A importância do papel do professor no desempenho educativo dos alunos tem colocado o professor como centro das transformações desejadas por reformas implantadas nos últimos anos, em vários países.
II. Diversas reformas educacionais implantadas em vários países com o intuito de garantir o bom desempenho de alunos colocaram o professor no centro das transformações desejadas, devido ao tamanho que o “efeito professor” exerce no desempenho dos alunos.
III. Nos últimos 25 anos, pesquisas vêm demonstrando que o meio escolar, mais especificamente o professor, exerce papel importante no aprendizado dos alunos, apresentando uma importância maior que as dimensões familiares ou motivacionais.
Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.