Imagem de fundo

Em seu livro “Psicologia na educação”, as autoras Cláudia Darwin e Zilma de Oliveira ab...

Compartilhar

Em seu livro “Psicologia na educação”, as autoras Cláudia Darwin e Zilma de Oliveira abordam três concepções de desenvolvimento e suas repercussões na escola a saber: a Concepção Inatista, a Concepção Ambientalista e a Concepção Interacionista. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, conceituando cada uma dessas concepções. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde a essa relação.


1. Concepção Inatista.

2. Concepção Ambientalista.

3. Concepção Interacionista.


▢ As qualidades e capacidades básicas de cada ser humano - sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social - já se encontrariam basicamente prontas e em uma forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da existência.

▢ O organismo e o meio exercem ação recíproca. Um influencia o outro e essa interação acarreta mudanças sobre o indivíduo.

▢ O papel do ambiente (e, portanto, da educação e do ensino) é tentar interferir o mínimo possível no processo do desenvolvimento espontâneo da pessoa.

▢ Homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

▢ Deriva da corrente filosófica denominada empirismo, que enfatiza a experiência sensorial como fonte do conhecimento.

▢ O conhecimento é entendido como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer, nem sendo adquirido passivamente graças as expressões do meio.

A

1 – 3 – 1 – 2 – 2 – 3.

B

1 – 1 – 3 – 3 – 2 – 2.

C

1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 3.

D

3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1.