Em seu livro “Psicologia na educação”, as autoras Cláudia Darwin e Zilma de Oliveira abordam três concepções de desenvolvimento e suas repercussões na escola a saber: a Concepção Inatista, a Concepção Ambientalista e a Concepção Interacionista. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, conceituando cada uma dessas concepções. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde a essa relação.
1. Concepção Inatista.
2. Concepção Ambientalista.
3. Concepção Interacionista.
▢ As qualidades e capacidades básicas de cada ser humano - sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social - já se encontrariam basicamente prontas e em uma forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da existência.
▢ O organismo e o meio exercem ação recíproca. Um influencia o outro e essa interação acarreta mudanças sobre o indivíduo.
▢ O papel do ambiente (e, portanto, da educação e do ensino) é tentar interferir o mínimo possível no processo do desenvolvimento espontâneo da pessoa.
▢ Homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.
▢ Deriva da corrente filosófica denominada empirismo, que enfatiza a experiência sensorial como fonte do conhecimento.
▢ O conhecimento é entendido como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer, nem sendo adquirido passivamente graças as expressões do meio.
1 – 3 – 1 – 2 – 2 – 3.
1 – 1 – 3 – 3 – 2 – 2.
1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 3.
3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1.