Imagem de fundo

Com base nas Orientações e ações para a educação das...

Com base nas Orientações e ações para a educação das Relações Étnico-Raciais elaborados pelo Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Racismo pode ser definido como um conjunto de teorias, crenças e práticas que estabelece uma hierarquia entre as raças, consideradas como fenômenos biológicos.

( ) A segregação racial nada mais é que a separação espontânea e implícita, com base na lei ou no comportamento social de grupos étnicos e raciais considerados como minoritários ou inferiores.

( ) O preconceito é, primeiramente, uma opinião que se emite antecipadamente, a partir de informações acerca de pessoas, grupos e sociedades, em geral infundadas ou baseadas em estereótipos, que se transformam em julgamento prévio, negativo.

( ) Discriminação racial é a ação, atitude, ou manifestação contra uma pessoa ou grupo de pessoas em razão de sua raça ou “cor”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – F – V.


B

V – F – V – F.


C

V – F – V – V.


D

F – V – F – V.


E

V – V – V – F.