Imagem de fundo

A pedagogia na perspectiva inclusiva, tem como objetivos...

A pedagogia na perspectiva inclusiva, tem como objetivos “questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte (BRASIL – MEC. Volume 1, 2010)”.


Com base nessa citação, a escola comum torna-se inclusiva quando


A

adota práticas de atendimento educacional especializado que substitui e complementa o ensino regular para aqueles alunos com deficiências mais severas.


B

implementa as salas de recursos multifuncionais para alunos com todas as deficiências e alunos com transtorno global do desenvolvimento.


C

organiza salas de recursos de acordo com as deficiências dos alunos segundo o nível pedagógico para desenvolver as adequações e adaptações para cada um.


D

reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.


E

redefine e aplica práticas pedagógicas educacionais e alternativas compatíveis com as dificuldades de cada aluno.