Imagem de fundo

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a...

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 196), cabe “[...] ao professor planejar uma sequência de atividades que possibilite uma aprendizagem significativa para as crianças, nas quais elas possam reconhecer os limites de seus conhecimentos, ampliá-los e/ou reformulá-los”. No processo de planejamento, execução e acompanhamento de atividades de educação infantil e de projetos referentes ao plano pedagógico, o professor deve:


A

Partir de experiências próprias para garantir uma aprendizagem enriquecedora, apoiando-se esporadicamente em sua bagagem teórica.


B

Propor atividades direcionadas buscando oferecer experiências diversificadas às crianças com o objetivo de erradicar a realização de atividades livres, sem o acompanhamento pedagógico.


C

Projetar ações para o futuro, propondo seus objetivos e buscando identificar junto às crianças se estes foram ou não alcançados com êxito, além de considerar necessidades de mudanças para que o processo se torne ainda mais rico.


D

Ter compreensão do desenvolvimento infantil e de como a formação e educação se dão no período da infância e buscar promover a construção de novas capacidades psíquicas da criança, ensinando aos pais como ela deve proceder em casa.