Imagem de fundo

O surgimento de outros “portugueses”, ou a nativização do...

O surgimento de outros “portugueses”, ou a nativização do português indica que, hoje, a língua possui um caráter pluricêntrico, ou seja, há tantas normas quanto os centros em que a língua se faz obrigatoriamente presente. Administrar esse encontro na sala de aula é o desafio que se propõe ao ensino do idioma que se fará nos países de língua oficial portuguesa, pois, do ponto de vista de língua como prática social e resultado da interação, não se pode mais dizer que somente um uso é correto. Nesse sentido, a visão da qual parte o currículo proposto neste documento, para os cursos de português intercultural, é que sejam consideradas para reflexão durante os cursos as variedades locais, almejando com isso que se reduza o distanciamento entre as normas, empoderando os falantes e contribuindo para maior autoestima na produção linguística.


Ministério das Relações Exteriores. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial portuguesa – Brasília: FUNAG, 2020.


De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.


A

A distribuição do idioma em várias línguas portuguesas é uma alternativa colonial de combate à baixa autoestima de falantes de outras línguas.


B

O pluricentrismo da gestão da língua portuguesa demanda um ensino exclusivo das normas padrão nas aulas de português intercultural.


C

O foco das aulas no tema variação linguística enfraquece o teor de nativização do português escrito.


D

O português intercultural visto como prática social denota um processo de interação que operacionaliza a vida social.


E

Os encontros divergentes em sala de aula colaboram na fixação das regras gramaticais da língua portuguesa nacional.