Imagem de fundo

Leia o texto a seguir.Existem tendências contemporâneas no ensino de alguma forma influ...

Leia o texto a seguir.


Existem tendências contemporâneas no ensino de alguma forma influenciadas pelo pensamento pós-moderno? Certamente sim, elas existem e aos poucos vão ocupando espaços na prática de professores embora, como de costume, com fortes traços de reducionismo ou modismo. Algumas dessas correntes são esforços teóricos de releitura das teorias modernas, outras afiliam-se explicitamente ao pensamento pós-moderno focadas na escola e no trabalho dos professores, enquanto que outras utilizam-se do discurso pós-moderno sem interesse nenhum em chegar a propostas concretas para a sala de aula e para o trabalho de professor, ao contrário, propõem-se a desmontar as propostas existentes.

LIBÂNEO (2005).


Com base em “pesquisa bibliográfica e da observação da difusão de ideias em congressos, encontros e seminários”, Libâneo propõe uma classificação das tendências pedagógicas contemporâneas.



Assinale a opção que contém duas das tendências apontadas pelo autor.

A

Holística e Libertária.

B

Pós-moderna e Renovada.

C

Racional-tecnológica e Libertadora.

D

Sociocrítica e Neocognitivista.

E

Moderna e crítico-social.