Imagem de fundo

Ensino híbrido, educação socioemocional, e-learning e microlearning, personalização do ...

Ensino híbrido, educação socioemocional, e-learning e microlearning, personalização do ensino – essas são algumas das atuais tendências educacionais. Cada revolução mundial mudou a natureza do trabalho e do ensino de maneiras disruptivas. A mudança tecnológica vivenciada hoje pode impactar até 50% dos empregos, uma vez que leva a mudanças na forma como as pessoas realizam seu trabalho. Com a pandemia de Covid-19, e seu consequente isolamento social, esse processo foi ainda mais acelerado. Por isso, é cada vez mais necessário que as salas de aula ofereçam uma educação integrada, com habilidades de autoaprendizagem, e competências socioemocionais. O relatório do Future of Jobs revela que algumas habilidades se tornaram mais importantes no local de trabalho como: pensamento crítico; resolução de problemas; gestão de pessoas; e, criatividade. Empregadores querem profissionais que entendam como tomar decisões difíceis e mostrar suas habilidades de liderança. Somando o levantamento realizado pela Humus Connect(2021) – consultoria especializada no desenvolvimento de profissionais de Instituição de Ensino – e a expertise da Academia Soul – empresa especializada em soluções para educação socioemocional nas escolas.


(Disponível em: https://exame.com/bussola/5-tendencias-para-a-educacao-em-2023/.Adaptado.)


Acerca do exposto e, ainda, considerando uma das principais tendências da educação na atualidade, a educação socioemocional, assinale a afirmativa correta.

A

Em diversas etapas do ensino e em todos os componentes curriculares, é possível abordar pautas como racismo, homofobia, desigualdade de gênero, bullying e inclusão.

B

Trata-se da aprendizagem realizada por meio de plataformas digitais, dispensando a necessidade de o aluno estar em um ambiente físico. Uma das principais vantagens dessa abordagem é a flexibilização de horários, pois o estudante pode estudar a qualquer hora e lugar.

C

Refere-se se a uma metodologia que mescla aulas e exercícios on-line e presenciais, com auxílio de ferramentas digitais. Entre as vantagens desta tendência está o estímulo do protagonismo estudantil e a criação de um espaço no qual o aluno realiza a própria gestão da aprendizagem.

D

Empatia, resiliência e autocontrole são exemplos de habilidades que ajudam a desenvolver características nos estudantes que podem fazer diferença na educação do futuro. São uma das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e devem estar presentes em toda a educação básica.