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Conforme constam nos documentos oficiais do Ministério da Educação, as Instituições de ...

Conforme constam nos documentos oficiais do Ministério da Educação, as Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos que visem ao acompanhamento do desenvolvimento das crianças, sem selecionar, promover ou classificar. Dessa feita, quais são os instrumentos de avaliação mais adequados que propiciam a continuidade do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças pequenas, respeitando as especificidades etárias?

A

Observação crítica, múltiplas formas de registros (relatórios, fotografias, desenhos, coletâneas de atividades, etc.), documentação específica e não retenção das crianças, objetivando análise do processo ensino-aprendizagem.

B

Registro do relatório escrito pela professora de forma clara, destacando conteúdos e apontando as dificuldades das crianças, para que os pais, a coordenação e direção da escola estejam cientes da trajetória da criança.

C

Organização da coletânea de todas as atividades realizadas pela criança, com a finalidade de entregá-la à família, objetivando comunicar as dificuldades e avanços, e apontar o nível de desenvolvimento.

D

Elaboração de provinhas e testes adequados à faixa etária, garantindo uma avaliação mais precisa, que contemple os conteúdos necessários para que a criança possa seguir no Ensino Fundamental.