*Disponível em https://www.espacoeducar.net/2012/07/tirinhas-da-mafalda-reflexoes-sobre.html
Nessa tirinha, Manolito* (Quino, 1965) representa o quanto processos metodológicos padronizados e as concepções de avaliação classificatória podem excluir o estudante das oportunidades de aprendizagem, da descoberta de suas potencialidades e habilidades e do desenvolvimento de sua subjetividade e autonomia.
Tendo em vista os estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, em relação às estratégias de aprendizagem que podem levá-los à efetiva inclusão escolar, é correto afirmar que
são aquelas utilizadas nas salas de recursos multifuncionais.
bem como os instrumentos de avaliação, são pensadas, escolhidas, organizadas e/ou adaptadas de acordo às necessidades e habilidades apresentadas pelo(a) estudante.
são aquelas que oportunizam uma condição de desenvolvimento igual para todos.
permitem que o estudante expresse seus desejos, sem necessidade de mediação.
oportunizam momentos de integração, sem perder o foco no resultado somativo das atividades.