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*Disponível em https://www.espacoeducar.net/2012/07/tirinhas-da-mafalda-reflexoes-sobre...


*Disponível em https://www.espacoeducar.net/2012/07/tirinhas-da-mafalda-reflexoes-sobre.html

Nessa tirinha, Manolito* (Quino, 1965) representa o quanto processos metodológicos padronizados e as concepções de avaliação classificatória podem excluir o estudante das oportunidades de aprendizagem, da descoberta de suas potencialidades e habilidades e do desenvolvimento de sua subjetividade e autonomia.

Tendo em vista os estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, em relação às estratégias de aprendizagem que podem levá-los à efetiva inclusão escolar, é correto afirmar que

A

são aquelas utilizadas nas salas de recursos multifuncionais.

B

bem como os instrumentos de avaliação, são pensadas, escolhidas, organizadas e/ou adaptadas de acordo às necessidades e habilidades apresentadas pelo(a) estudante.

C

são aquelas que oportunizam uma condição de desenvolvimento igual para todos.

D

permitem que o estudante expresse seus desejos, sem necessidade de mediação.

E

oportunizam momentos de integração, sem perder o foco no resultado somativo das atividades.