De acordo com as disposições da Base Nacional Comum Curricular para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, estabelece-se a necessidade de articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação prevê uma progressiva sistematização de experiências
conscientes do conhecimento integrado às áreas de Matemática, Linguagens e Ciências Biológicas e Humanas ligados ao mundo físico e simbólico conforme a capacidade de cada um.
sociais e histórias, que perpassam os diferentes conhecimentos estruturantes do pensamento moderno, garantindo o protagonismo sociais dos estudantes por meio de aquisição de conceitos sistematizados e inertes na sociedade.
de aprendizagem vinculadas ao avanço do conhecimento na sociedade ao longo do tempo com a memorização de conceitos referentes aos fenômenos naturais sempre com a adoção de uma atitude ativa diante da produção dos saberes.
quanto ao cuidado de si e do mundo, por meio da apropriação das estruturas físicas, sociais, históricas e linguísticas que enviesam o pensamento moderno na articulação com a ancestralidade sinalizada pela evolução do conhecimento.
quanto ao desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.