Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores. Os estudantes que estão, hoje, inseridos nos sistemas de educação formal, requerem de seus professores habilidades, competências didáticas e metodológicas para as quais eles não foram e não estão sendo preparados. As metodologias ativas em um mundo conectado e digital se expressam através de modelos de ensino híbridos, blended, com muitas possíveis combinações. Sobre o exposto, são consideradas estratégias que podem ser usadas para se conseguir ambientes de aprendizagem ativa em sala de aula, EXCETO:
Criação de sites ou redes sociais visando à aprendizagem cooperativa.
Discussão de temas e tópicos de interesse para a formação profissional.
Geração de ideias (brainstorming) para buscar a solução de um problema.
Leituras para aprofundamento de temas para estudos com intuito de ensinar os conceitos básicos.