Imagem de fundo

Acerca das teorias do currículo, conforme estudadas por Antônio Flávio Barbosa MOREIRA ...

Compartilhar

Acerca das teorias do currículo, conforme estudadas por Antônio Flávio Barbosa MOREIRA e Tomaz Tadeu SILVA, no livro que ambos organizaram (Currículo, cultura e sociedade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997), é correto fazer a seguinte afirmação:

A

A concepção pós-crítica é caracterizada pela identificação do outro e da possibilidade de múltiplas culturas na construção do currículo.

B

Nas teorias pós-críticas, a discussão está centrada na questão ideológica e nas relações de poder entre as classes sociais.

C

Na perspectiva crítica, o currículo devia ser neutro, tendo como principal foco garantir que a escola funcionasse como um fábrica.

D

A ênfase nos conceitos pedagógicos e ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos é própria da teoria crítica.

E

A concepção tradicional propõe a existência de um currículo oculto exatamente por ser constituído de aspectos do ambiente escolar não explicitados no currículo oficial.