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Cipriano Luckesi (2011), na obra Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógic...

Cipriano Luckesi (2011), na obra Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico, afirma que a avaliação da aprendizagem pode ser vista como um ato de investigação e intervenção que se espelha no modelo científico.


Fonte: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.


Sobre esta afirmação, considere as assertivas a seguir:


I- Compreende-se que a avaliação da aprendizagem é um ato de investigar, sem intervenção docente para obtenção dos resultados, senão pode incorrer na manipulação do diagnóstico que toda avaliação traz implícita.

II- A prática avaliativa só têm sentido com o acompanhamento documentado do processo de aprendizagem, despreocupada com a certificação, pois esta seria um testemunho final desnecessário, tendo em vista que o processo foi registrado.

III- O diagnóstico de impasses pedagógicos é uma demanda que não tem espaço nos processos de avaliação da aprendizagem.

IV- Avaliação como ato de investigação é um recurso para a construção dos resultados desejados, fundamentada na crença de que todo indivíduo aprende e, por aprender, desenvolve-se.

V- Não é possível pensar no ato investigativo sem pensar nos instrumentos para a coleta de dados, assim como ocorre na avaliação. Neste sentido, instrumentos adequados produzem resultados satisfatórios e instrumentos inadequados afetam os resultados, que podem ser equivocados.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

A

III e IV.

B

II e III.

C

I, II e IV.

D

I e II.

E

IV e V.