Imagem de fundo

Vitor Paro, em Gestão escolar, democracia e qualidade do...

Vitor Paro, em Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino (2007), afirma que “à luz [de uma] concepção de educação e qualidade do ensino, é possível proceder à reflexão a respeito da estrutura da escola de ensino fundamental, amparando-se em dois princípios: um predominantemente técnico e outro predominantemente político [...]”.


De acordo com o autor, o princípio caracterizado como técnico (ou administrativo) se fundamenta em uma


A

concepção de administração como mediação entre meios e fins, sendo necessário considerar os objetivos – nunca neutros – que se pretende alcançar com a educação.


B

gestão escolar que mantém independentes o aspecto administrativo e os seus fins educativos, separação fundamental para a autonomia do professor.


C

centralização da gestão escolar como objetivo e eixo organizador, em torno do qual age a comunidade da escola.


D

isenção ou neutralidade de qualquer aspecto político, evitando-se, assim, a cooptação ideológica da instituição escolar.


E

adoção da qualidade pedagógica como aquela constatada pelos resultados de aprendizagem demonstrados em instrumentos de avaliação institucional