

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O planejamento permite que os professores desenvolvam estratégias e metodologias adequadas e eficazes para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo curricular. Nesse sentido, de acordo com Libâneo (2013), existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
Fonte: LIBÂNEO, J.C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
Assinale a alternativa que apresenta as características do plano de aula, de acordo com esse autor.
Documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
Apresenta a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
Apresenta a previsão do desenvolvimento do conteúdo de forma específica, é um detalhamento do plano de ensino; as unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real.
Este documento apresenta análises e conclusões assertivas sobre o processo de ensino e aprendizagem, deve indicar o diagnóstico de um ciclo ou de uma sequência didática e recomendar os caminhos para a continuidade do trabalho pedagógico.
Este documento especifica os critérios de atribuição de notas ou conceitos, deve ser desenvolvido de forma contínua, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, não apenas em momentos isolados.