Antoni Zabala (1998), no livro “A prática educativa: como ensinar”, trata dos conteúdos factuais; dos conteúdos procedimentais; dos conteúdos atitudinais e dos conteúdos conceituais, e defende que diferenciar os conteúdos de aprendizagem nas tipologias por ele propostas, possibilita identificar com mais precisão as intenções educativas.
Considerando essas tipologias, analise as seguintes asserções:
I- Essa proposta de trabalhar com tipologias dos conteúdos é a mesma posposta de ensino que situa os diferentes conteúdos sob o viés da perspectiva disciplinar, que os divide em Matemática, Geografia: fia, Ciências,Artes, dentre outras disciplinas.
II- Os conteúdos procedimentais incluem regras, técnicas, métodos, habilidades, ou seja, um conjunto de ações voltadas para um fim, que são apreendidas no processo de execução, com exercitação múltipla, reflexão sobre a própria atividade e aplicação em contextos variados.
III- Zabala afirma que a aprendizagem dos conteúdos factuais não é diferente da aprendizagem de conteúdos conceituais, pois ambos envolvem assuntos que não precisam de compreensão, mas de repetição, porque devem ser integrados às estruturas de pensamento e de memória em um processo repetitivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção que aponta a alternativa CORRETA:
I, II e III.
II e III apenas.
III apenas.
II apenas.
I e III apenas.