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Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é CORRETO afirmar ...

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Q3440235
Teclas de Atalhos
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Ano: 2024
Banca: Comissão permanente de Concursos - UFAM - COMPEC
Prova: COMPEC - UFAM - Técnico em Assuntos Educacionais - 2024

Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é CORRETO afirmar que:

A

as origens do SINAES remontam a 1993, quando surgiu o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), cuja adesão das universidades era obrigatória, tendo como elemento central da avaliação os acadêmicos, que se faziam presentes em todos os processos da avaliação.

B

a partir da Lei 9.131/1995, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e do Plano Nacional de Educação de 2002, foram sendo implementados novos mecanismos de avaliação: o Exame Nacional de Cursos (ENC), realizado por concluintes de cursos de graduação; o Questionário sobre o aprendizado dos alunos, assim como sobre o ensino no curso frequentado e a Avaliação Institucional dos Centros Universitários.

C

a partir da Lei 9.131/1995 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), foram implementados outros mecanismos de avaliação, que somaram aos que já eram utilizados: Exame Nacional de Cursos (ENC), realizado por concluintes de cursos de graduação; Questionário para docentes e discentes sobre Condições Socioeconômicas, Emocionais, Psicológicas; Questionário aos acadêmicos sobre as Condições de Ensino, Pesquisa, Extensão e Permanência; Questionário sobre as Condições de Oferta (ACO); e a Avaliação Institucional dos Centros Universitários.

D

as origens do SINAES remontam a 1993, quando surgiu o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), cuja adesão das universidades públicas era voluntária e das instituições privadas era obrigatória, além de ter autoavaliação como etapa inicial de um processo que, uma vez desencadeado, se estendia a toda a instituição e se completava com a avaliação externa.

E

é formado por três componentes principais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes.