A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho. Os dados relevantes se referem às várias manifestações das situações didáticas, nas quais o professor e os alunos estão empenhados em atingir os objetivos de ensino.
(Libâneo, 2013, p. 217.)
Sobre a avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
A avaliação escolar consiste em uma ação posterior ao trabalho efetivado em sala de aula e tem a função de quantificar a aprendizagem, de modo que leve o professor e a escola a verificar em quais alunos têm e quais não têm interesse em aprender.
A avaliação diagnóstica é importante, pois permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor; deve ocorrer no início e ao final do ano escolar. No início, atua como uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos e ao final avalia os resultados das aprendizagens.
A função didático-pedagógico da avaliação se refere ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos determinados no planejamento e auxilia na correção dos erros cometidos, pois permite aprimorar, ampliar ou aprofundar os conhecimentos e habilidades, bem como o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas.
É importante que haja controle sistemático contínuo, bem como passe pelo trabalho da coordenação pedagógica, que atua na verificação das avaliações e seus resultados, significando avaliar, também, a atuação do professor no contexto do planejamento e da aprendizagem dos alunos, levando-o a retomar seu planejamento, quando necessário.