Por meio do experimento clássico do Anel de Gravesande, é possível demonstrar um fenômeno físico importante relacionado à dilatação térmica dos sólidos. Um anel de metal e uma esfera de metal possuem dimensões tais que a esfera pode passar com certa dificuldade através do anel em temperatura ambiente. Isso significa que há uma pequena tolerância dimensional entre as peças e a folga existente é muito pequena quando estão na mesma temperatura. Ao aquecer a esfera, por exemplo, observa-se que ela não consegue mais passar pelo anel.
Este fenômeno é extensamente usado na prática em sistemas mecânicos para facilitar a montagem de eixos e rolamentos em máquinas e equipamentos, pois pode-se utilizar o aquecimento de um maçarico ou o resfriamento por nitrogênio líquido para dilatar ou contrair as partes do maquinário. Assim, com base no experimento de Gravesande, assinale a alternativa correta:
O aquecimento do anel causa a dilatação do material, o que permite que a esfera passe com mais facilidade pelo anel mais quente.
O resfriamento do anel causa a contração do material, o que permite que a esfera passe pelo anel mais frio.
Ao aquecer o anel, ele se dilata, impedindo que a esfera, mesmo aquecida, passe mais facilmente pelo anel.
O aquecimento do anel causa a contração do material, o que impede que a esfera passe pelo anel mais quente.
O resfriamento da esfera causa sua dilatação, o que permite a sua passagem através do anel mais quente.