Imagem de fundo

Henry Wallon, Lev Vygotsky e Jean Piaget desempenharam papéis fundamentais na construçã...

Henry Wallon, Lev Vygotsky e Jean Piaget desempenharam papéis fundamentais na construção do entendimento contemporâneo sobre o desenvolvimento humano e, por extensão, na prática educacional. Com convergências e divergências pontuais, a combinação dessas abordagens proporciona uma compreensão abrangente do desenvolvimento infantil, orientando práticas pedagógicas mais eficazes e personalizadas, proporcionando aos educadores atuações mais embasadas e profissionais. Sobre as ideias dos três grandes nomes da educação mundial, analise as afirmativas a seguir.


I. Para Piaget, o conhecimento é construído do social para o indivíduo, enquanto para Vygotsky e Wallon, do individual para o social.

II. Piaget e Wallon focaram suas análises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência, já Vygotsky pensou o desenvolvimento e a aprendizagem como algo que ocorre por toda vida.

III. Para Piaget, os estágios de desenvolvimento eram ordenados e universais, para Wallon, os estágios sofriam rupturas e retrocessos. Vygotsky e Wallon viam o desenvolvimento como resultante do meio; portanto, se o meio mudasse, isso impactaria o desenvolvimento.

IV. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é determinado pela oposição da coação à cooperação; Vygotsky considera questões econômicas e socioculturais como determinantes e Wallon considera questões econômicas, socioculturais e afetivas como determinantes.

V. Os três eram sociointeracionistas e acreditavam que os processos filogenéticos e ontogenéticos tinham implicações diretas no desenvolvimento.

Está correto o que se afirma apenas em

A

II e III.

B

IV e V.

C

I, III, IV e V.

D

II, III, IV e V.