Imagem de fundo

Diante de uma pesquisa realizada em uma instituição de...

Diante de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação infantil, foram obtidos elementos para análise, entre os quais, a ordem, o momento e o espaço utilizado na organização das atividades. Assim como a hora do suco, como citado abaixo, a rotina elaborada é realizada sempre no mesmo horário, invariável, independentemente do local e da situação desempenhada. Leia o relato:


Imagem associada para resolução da questão

https://site.veracruz.edu.br/doc/ise_tcc_manuela_ass uncao_crosera.pdf


A situação apresentada aponta:


A

A flexibilidade da educadora frente a uma circunstância não planejada permite ajustes na rotina respeitando seus ritmos com os horários pré-estabelecidos de forma que o tempo, de forma incisiva, determina as atividades dos alunos e as ações dos educadores.


B

A apropriação dessas atividades pelas crianças e a concretização desse procedimento, demonstra que, mesmo sem a orientação, elas cumprem a rotina combinada e se organizam para tomar o suco realizando a atividade notadamente conveniente para a professora.


C

A ausência de ajustes necessários face a uma rotina rígida e uniforme que não considera a possibilidade de continuidade de que a criança precisa entre uma atividade e outra, dificultando a vivência das dimensões corporal, individual, cognitiva e afetiva das crianças.


D

A importante oportunidade de desenvolvimento cognitivo e psicológico no momento da inflexibilidade da educadora, em que as crianças podem exercitar sua criatividade e imaginação ao retomar as atividades após o momento do suco.