

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em uma turma de 5º ano de uma determinada escola, a professora Cláudia, após desenvolver uma sequência didática sobre Educação Alimentar, preparou uma aula extra cuja atividade deveria ser realizada em grupo. Neste momento, o tema da aula foi: A pirâmide alimentar: Alimentação equilibrada e saudável. Para realização da atividade foram registrados os eventos a seguir.
Registros da aula: A turma foi organizada em grupos. A professora mostrou que na parede do final da sala, encontrava-se uma cartolina com o esquema da pirâmide alimentar disponível. Estimulou a importância de uma revisão das características dos grupos de alimentos já estudados por meio de uma pesquisa realizada anteriormente. Em seguida, entregou algumas figuras de alimentos a cada grupo de estudantes. Posteriormente, solicitou que cada grupo deveria analisar as figuras e se dirigir ao cartaz para fixa-las com fita adesiva, bem como os nomes de cada alimento na pirâmide. Quando todos os grupos colaram as tiras com nomes e respectivas figuras dos alimentos, a professora indagava:
As perguntas foram feitas somente para alimentos que não se encaixavam no grupo alimentar que estava sendo discutido. À medida que os estudantes não sabiam classificar, a professora ia fazendo a mediação na discussão entre os grupos e o processo de avaliação.
Fonte: Elaboração CPCON, 2024.
Após a leitura e análise dessa proposta de aula, é CORRETO afirmar que a professora utilizou um tipo de instrumento avaliativo, tendo em vista os pressupostos da :
comparativa.
diagnóstica.
somativa.
formativa.
externa.