Certo professor de Língua Portuguesa, ao planejar suas avaliações, busca alinhar suas práticas aos princípios da LDB 9.394/1996. Em uma de suas turmas, ele propõe que os alunos desenvolvam um projeto de produção textual em grupo, no qual deverão pesquisar sobre um tema de seu interesse e apresentar seus resultados de forma criativa. Ao final do projeto, o professor avalia os alunos considerando a participação individual, a qualidade do trabalho em grupo e a originalidade das ideias. De acordo com a LDB 9.394/1996, a concepção de avaliação presente nessa prática pedagógica é a:
Classificatória, com foco em identificar os alunos mais talentosos dentre os componentes do grupo.
Somativa, com o objetivo de atribuir rubricas aos alunos, priorizando a aprendizagem de conceitos fundamentais.
Normativa, analisando o desempenho individual comparando o desempenho dos alunos com uma curva normal estabelecida pelo grupo.
Formativa, que acompanha o desenvolvimento dos alunos e orienta o processo de ensino e aprendizagem, valorizando a colaboração e a criatividade.