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Certo professor de Língua Portuguesa, ao planejar suas avaliações, busca alinhar suas p...

Certo professor de Língua Portuguesa, ao planejar suas avaliações, busca alinhar suas práticas aos princípios da LDB 9.394/1996. Em uma de suas turmas, ele propõe que os alunos desenvolvam um projeto de produção textual em grupo, no qual deverão pesquisar sobre um tema de seu interesse e apresentar seus resultados de forma criativa. Ao final do projeto, o professor avalia os alunos considerando a participação individual, a qualidade do trabalho em grupo e a originalidade das ideias. De acordo com a LDB 9.394/1996, a concepção de avaliação presente nessa prática pedagógica é a:

A

Classificatória, com foco em identificar os alunos mais talentosos dentre os componentes do grupo.

B

Somativa, com o objetivo de atribuir rubricas aos alunos, priorizando a aprendizagem de conceitos fundamentais.

C

Normativa, analisando o desempenho individual comparando o desempenho dos alunos com uma curva normal estabelecida pelo grupo.

D

Formativa, que acompanha o desenvolvimento dos alunos e orienta o processo de ensino e aprendizagem, valorizando a colaboração e a criatividade.