

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O ponto de partida para se ensinar a turma toda, sem diferenciar o ensino para cada aluno ou grupo de alunos, é entender que a diferenciação é feita pelo próprio aluno, ao aprender, e não pelo professor, ao ensinar! (...) Buscar essa igualdade como produto final da aprendizagem é fazer educação compensatória, em que se acredita na superioridade de alguns, inclusive a do professor, e na inferioridade de outros (...).
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São
Paulo: Moderna, 2003.
O trecho acima apresenta uma crítica a uma certa visão sobre a inclusão na sala de aula. Assinale a opção que indica corretamente a concepção criticada.
A ideia de adaptar o ensino para que todos os alunos possam alcançar resultados uniformes.
O reconhecimento das diferentes características dos alunos no processo educacional.
A adoção de estratégias pedagógicas que partam do princípio da igualdade entre os alunos.
A posição de que o professor é responsável por ensinar os alunos indiscriminadamente.
A prática de dispensar hierarquizações prévias na condução do processo de ensino-aprendizagem.