Questões de Concurso sobre Pedagogia de projetos e pesquisa em sala de aula

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
255 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação à dinâmica do planejamento por projetos na Educação Infantil, é CORRETO afirmar que:


A

a sequência de um projeto deve ser exclusivamente definido pelo professor, pois as crianças da Educação Infantil não têm dimensão de processos pedagógicos.


B

a escolha do tema ou problema pode ter como inspiração experiências anteriores das crianças, de projetos já realizados, dentre outras possibilidades.


C

um projeto de qualidade deve ter tema, percurso e resultado final predeterminados pelo professor antes de iniciar a atividade, para garantir segurança nas etapas do processo.


D

na pedagogia de projetos, os temas são livres e dialogam com vivências do cotidiano inesperado de sala de aula. Assim, não são articulados com objetivos gerais previstos no ano letivo.


E

o mapeamento de temáticas envolvendo as questões da comunidade deve ser proposto especificamente a partir das demandas levantadas nas reuniões com os pais.

A sociedade contemporânea, marcada pelo uso intenso de recursos tecnológicos como instrumentos para a aquisição do conhecimento e a resolução de problemas, exige a adoção de diferentes metodologias didáticas. Essas metodologias devem possibilitar que os estudantes compreendam não apenas conceitos e fatos, mas também procedimentos, valores e atitudes. Com o objetivo de garantir a formação integral dos estudantes, cresce a necessidade de utilizar metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Considere a metodologia ativa descrita a seguir:


"Os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolver desafios lançados antes, durante ou após as aulas."


Essa metodologia ativa é denominada:


A

Design thinking.


B

Sala de aula invertida.


C

Aprendizagem Baseada em Times ou Team-Based Learning (TBL).


D

Aprendizagem baseada em projeto.

Em um projeto interdisciplinar, alunos do Ensino Fundamental analisam dados sobre consumo de água no bairro, estudam porcentagem em Matemática e discutem impactos sociais e ambientais, elaborando propostas de intervenção comunitária. Com base na situação apresentada, é possível afirmar que essa prática se alinha prioritariamente a qual tendência pedagógica?


A

Pedagogia libertadora, por priorizar exclusivamente a problematização da realidade vivida, sem centralidade nos conteúdos científicos.


B

Pedagogia crítico-social dos conteúdos, por articular o conhecimento sistematizado à leitura crítica da realidade social.


C

Pedagogia libertária, por estimular a autogestão plena dos alunos nas decisões curriculares.


D

Pedagogia renovada progressivista, por utilizar projetos como estratégia metodológica, independentemente do conteúdo trabalhado.

Visando superar a desmotivação e os problemas de comportamento identificados em diferentes turmas, o Pedagogo se reúne com o corpo docente e propõe a organização do planejamento escolar na modalidade de "Projetos de Trabalho", fundamentados na interdisciplinaridade e na aprendizagem significativa. Acerca da implementação dessa prática didática, é CORRETO afirmar que:


A

A pedagogia de projetos estrutura-se pela divisão e pela fragmentação do conhecimento, na qual cada professor atua isoladamente sobre um mesmo tema para garantir a especialização teórica sem a interferência das demais áreas.


B

Os projetos escolares devem seguir um rito metodológico inflexível, de forma a impedir que as hipóteses, dúvidas ou novos interesses dos educandos alterem o calendário letivo estipulado pela coordenação no início do ano.


C

A interdisciplinaridade exime o professor da responsabilidade de sistematizar conteúdos conceituais, repassando aos alunos o papel de definir as matrizes curriculares e selecionar as ferramentas de mediação tecnológica necessárias à pesquisa.


D

Os projetos se organizam ao redor de um problema para resolver ou de um produto final, comportando imprevisibilidade; nesse contexto, a aprendizagem significativa exige ação do aluno para estabelecer relações entre os novos conteúdos e os seus conhecimentos prévios.

A didática e as novas metodologias de ensino e aprendizagem têm valorizado e estimulado o trabalho com projetos didáticos/pedagógicos. Nessa perspectiva, há alguns objetivos prioritários, em termos da aprendizagem, a serem alcançados pelos alunos.


Assinale a alternativa que expressa um dos objetivos para quem trabalha com projetos educativos.


A

Realizar atividades a partir dos conteúdos contidos nos livros didáticos e fascículos.


B

Transferir saberes para alunos com mais dificuldade cognitiva no processo de ensino.


C

Sistematizar os conhecimentos a partir das informações transferidas pelos professores.


D

Construir o conhecimento, com interação professor - aluno e o saber a ser adquirido.


E

Realizar exercícios de fixação a partir da exposição teórica e prática pelo professor.

No contexto histórico da educação, o pensamento pedagógico da Escola Nova buscou reorganizar o ensino a partir da atividade do aluno e de sua relação com a realidade vivida. Nesse período, destacam-se diversos métodos de ensino, como o método dos centros de interesse e o método dos projetos, ambos visando experiências significativas no processo educativo e com centralidade no aluno, mas com uma distinção central. A respeito dessa distinção, assinale a alternativa CORRETA.


A

O método de projetos visa à realização de algo com finalidade prática definida ou resolução de problema, enquanto os centros de interesse organizam o ensino em torno dos interesses do aluno, sem se orientar por uma realização concreta final.


B

O método de projetos baseia-se na memorização de fatos históricos, enquanto os centros de interesse exigem a fragmentação do currículo em disciplinas isoladas.


C

O método de projetos caracteriza-se pela organização espontânea dos conteúdos sem direcionamento pedagógico, ao passo que os centros de interesse seguem sequência fixa de conteúdos disciplinares.


D

O método de projetos é uma estratégia de ensino individualizado, enquanto os centros de interesse organizam conteúdos para grandes grupos de alunos e exames de larga escala.

A pedagogia de projetos, quando apoiada pela informática, favorece a interdisciplinaridade e a resolução colaborativa de problemas. Analise as afirmativas a seguir sobre a informática na construção de projetos.


I.As ferramentas digitais devem ser integradas às etapas do projeto, servindo para pesquisa, coleta de dados, comunicação e produção do produto final.

II.O computador deve ser usado de forma isolada, apenas nas aulas de informática, sem conexão com os temas trabalhados em sala de aula.

III.A divulgação dos resultados do projeto pode ser ampliada através de blogs, sites ou redes sociais, dando visibilidade à produção dos alunos.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

III apenas.


C

II e III apenas.


D

I e III apenas.


E

I, II e III.

Na Educação Infantil, o espaço da sala de aula não é neutro e exerce influência direta sobre as interações, as brincadeiras e as aprendizagens das crianças. Considerando essa perspectiva pedagógica, assinale a alternativa CORRETA que define como deve ser a organização deste espaço.


A

O espaço da sala de aula deve priorizar a disposição fixa de mesas e cadeiras para controle do grupo.


B

O espaço tem função meramente estética e não interfere no processo educativo.


C

O espaço deve favorecer interações, autonomia, exploração e experiências significativas entre as crianças.


D

O espaço deve ser utilizado apenas para atividades dirigidas e silenciosas.

Leia o texto a seguir.


Ao serem desenvolvidos de forma adequada, os projetos na educação infantil podem transformar os pequenos em verdadeiros estudantes, propondo uma forma de trabalhar temas que sejam de seu interesse e que surjam de suas necessidades. Para tanto, é preciso respeitar tais necessidades das crianças e colocá-las em constante reflexão sobre o mundo e a realidade, discutindo os significados destes temas em seu dia a dia. Acreditamos que essa perspectiva do trabalho por meio de projetos possibilitará às crianças um espaço de aprendizagens significativas.


SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos; CARVALHO, Denise Alessi Delfim de. PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados gerados na tematização da prática. Revista Teias. Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 348-361, out. 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000400348&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 jan. 2026.


De acordo com o texto, os projetos na educação infantil significam


A

a proposição de conteúdos formais para a aprendizagem das crianças.


B

o uso de temas de interesse do público infantil.


C

a leitura prévia por parte do professor para o exercício da prática.


D

a escolha por parte do docente dos temas a serem trabalhados.

Ao trabalhar com a pedagogia de projetos, o professor realiza, objetivamente, suas escolhas didáticas levando em consideração as especificidades dessa pedagogia.


A partir desse contexto, analise as assertivas a seguir.

I- Na pedagogia de projetos os estudantes não podem interferir na construção das etapas.

II- Apedagogia de projetos se direciona ao diagnóstico dos conhecimentos já consolidados pelos estudantes.

III- Apedagogia de projetos está ancorada na interdisciplinaridade como forma de organização curricular.


É CORRETO o que se afirma apenas em


A

I.


B

II.


C

II e III.


D

I e II.


E

III.

A Pedagogia de Projetos constitui uma abordagem que busca integrar conhecimentos, promover a autonomia dos alunos e dinamizar o currículo escolar. Essa pedagogia caracteriza-se principalmente pela:


A

exposição sistemática dos conteúdos pelo professor.


B

organização rígida de conteúdos por disciplinas.


C

memorização de conceitos previamente definidos.


D

problematização, reflexão e investigação coletiva.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, práticas pedagógicas que articulam investigação, experimentação e colaboração tendem a deslocar o aluno da posição de mero receptor para a de participante ativo na construção do conhecimento. Projetos pedagógicos e recursos tecnológicos funcionam menos como instrumentos acessórios e mais como mediadores da experiência formativa, desde que sua utilização esteja integrada a objetivos claros de aprendizagem e reflexão crítica. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.


A

A utilização de metodologias baseadas em projetos e tecnologias educacionais conduz a processos educativos mais colaborativos, pois promove interação contínua entre estudantes, conteúdos curriculares e contextos escolares.


B

A presença de recursos tecnológicos e projetos pedagógicos tende a redefinir o papel do professor na sala de aula, deslocando o foco das práticas tradicionais para experiências educativas organizadas prioritariamente pela autonomia discente.


C

A adoção de projetos pedagógicos e tecnologias educacionais como estratégia capaz de reorganizar o ambiente escolar, transformando as atividades de aprendizagem em experiências de investigação compartilhada.


D

Práticas pedagógicas que utilizam tecnologias e projetos tendem a favorecer experiências investigativas e participativas, aproximando o aluno de situações de aprendizagem relacionadas à construção coletiva do saber.


E

Metodologias baseadas em projetos e recursos tecnológicos favorecem aprendizagens significativas quando integradas a propósitos pedagógicos definidos, configurando mediações que ampliam a participação do aluno na construção do conhecimento.

A ferramenta digital que melhor caracteriza uma abordagem ativa de aprendizagem por projeto é o uso de:


A

Apresentações de slides lineares.


B

Planilhas eletrônicas para cálculos.


C

Ambientes virtuais de colaboração.


D

Questionários online de múltipla escolha.


E

Listas de exercícios digitalizadas.

A professora Joana atua na turma de bebês de 6 a 12 meses. Em conversa com uma colega de profissão que trabalha com crianças de 5 anos, percebe que planejar atividades para bebês envolve elementos diferentes daqueles projetos realizados com as crianças da Educação Infantil. Considerando as especificidades de cada contexto, é CORRETO afirmar que:


A

tanto na creche quanto na escola de Educação Infantil, o ponto de partida do projeto deve ser o levantamento coletivo e verbal dos conhecimentos prévios das crianças, considerando os interesses infantis.


B

na creche, os temas dos projetos surgem da observação sistemática que a educadora faz do grupo, a partir da leitura das múltiplas linguagens dos bebês, como o movimento das mãos, o sorriso, o choro e até da forma como manipulam os brinquedos.


C

na escola de Educação Infantil, o planejamento de projeto é construído de forma colaborativa somente com o corpo docente, baseando-se no referencial teórico apropriado, no projeto pedagógico da escola e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outros grupos da comunidade escolar, como pais e crianças, participam das exposições e mostras de trabalhos resultantes dos projetos.


D

a duração de um projeto na creche é necessariamente mais curta do que na escola de Educação Infantil, pois os bebês, por ainda estarem no início da atividade simbólica, não sustentam interesse por nenhum tema por mais de um dia consecutivo.


E

na creche, o planejamento de um projeto não inclui pensar sobre o ambiente como um elemento educador, visto que o foco das crianças é a constituição do vínculo emocional. Já na Educação Infantil, é importante planejar também o ambiente, com atendidas produção de cartazes e cantinhos.

Na Educação Infantil, o trabalho com projetos pedagógicos constitui uma estratégia fundamental para a organização do ensino, pois permite integrar diferentes experiências. Considerando essa perspectiva, é CORRETA a alternativa que indica a importância dos projetos pedagógicos.


A

Têm como foco principal a antecipação de conteúdos formais do Ensino Fundamental, priorizando a alfabetização precoce e a sistematização de conhecimentos acadêmicos.


B

Deve ser aplicado exclusivamente em datas comemorativas previamente estabelecidas no calendário escolar, sem continuidade ou aprofundamento das experiências vivenciadas pelas crianças.


C

Substitui o planejamento do professor, dispensando a definição prévia de objetivos, conteúdos, estratégias e formas de acompanhamento do desenvolvimento infantil.


D

Possibilita a articulação entre os interesses, curiosidades e necessidades das crianças, os objetivos pedagógicos definidos pelo professor e a construção de experiências significativas, integrando brincadeiras, interações e diferentes linguagens no cotidiano escolar.


E

Funciona como atividades isoladas e pontuais, sem relação com o planejamento docente, sendo desenvolvidos de forma espontânea e sem intencionalidade pedagógica.

O currículo na Educação Infantil organiza experiências e aprendizagens que respeitam os modos próprios de ser e aprender das crianças. Nessa perspectiva, o trabalho com projetos pedagógicos caracteriza-se por:


A

Fragmentar os conteúdos em atividades isoladas e previamente definidas.


B

Antecipar conteúdos formais do ensino fundamental.


C

Articular interesses das crianças, contextos culturais e objetivos pedagógicos.


D

Substituir o planejamento docente por escolhas espontâneas das crianças.

A pedagogia de projetos aumenta a possibilidade de se trabalhar a interdisciplinaridade, rompendo os limites das disciplinas curriculares e favorecendo a contextualização da aprendizagem.


C

Certo


E

Errado

Isabela, professora de uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental, decidiu mudar sua metodologia de ensino, optando pela metodologia de projetos.


A partir desse contexto, analise as assertivas a seguir.


I- A metodologia de projetos surgiu a partir dos estudos de Skinner e representa uma forma de os alunos assumirem o controle dos seus estudos, com base no interesse de cada um.

II- A delimitação da questão-problema, a elaboração do plano de desenvolvimento dos estudos e da sistematização dos conhecimentos dizem respeito a todas as partes que devem ser contempladas na estruturação do projeto (pedagogia de projeto).

III- Trabalhar com a metodologia de projetos implica o conhecimento de que um conteúdo foi produzido dentro de um contexto, que deve ser estudado para ser compreendido e que pode ser ampliado para outros contextos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I.


B

II.


C

III.


D

I e III.


E

II e III.

A internet oferece diversas estruturas para atividades de pesquisa orientada. A metodologia que utiliza recursos da web para promover a aprendizagem cooperativa e processos de investigação, onde a maior parte das informações provém da internet, é conceituada como:


A

Wiki.


B

Blog.


C

Cloud.


D

WebQuest.


E

Podcast.

A professora desenvolve, com turmas do 1º e 2º anos de uma escola urbana, um projeto de plantio de ervas medicinais nos canteiros do pátio. As crianças identificam espécies, realizam pesquisa com as famílias sobre usos tradicionais das plantas, organizam livretos com as descobertas e apresentam os resultados à comunidade escolar. Analise as afirmativas a seguir:


I.A atividade ao ar livre favorece o vínculo afetivo e cognitivo com a natureza, contribuindo para a formação de uma consciência ecológica desde os anos iniciais.

II.A integração entre saberes familiares, tradicionais e científicos enriquece o currículo e amplia as formas de conhecimento reconhecidas pela escola.

III.O contato com plantas e terra em ambiente escolar urbano pode enriquecer a experiência das crianças, mas deve permanecer como recurso motivador, sem ocupar centralidade no desenvolvimento de conceitos científicos nos anos iniciais.


É correto o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, apenas.


D

I, II e III.


E

I e II, apenas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado