Questões de Concurso sobre Pedagogia de projetos e pesquisa em sala de aula

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
274 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Pesquisadores do campo educacional defendem que, na perspectiva da Pedagogia da Infância, a atuação docente exige:


A

Focar o trabalho no cumprimento de propostas, que estão nas apostilas e nos manuais didáticos.


B

Planejar práticas que articulem cuidado, brincadeira, cultura, exploração e investigação.


C

Organizar rotinas rígidas e com propostas lineares.


D

Privilegiar tarefas individuais e manuais.


E

Conceber a criança como receptor passivo dos conteúdos escolares.

Projetos na escola são atividades pedagógicas que visam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos através da investigação, experimentação e resolução de problemas. Analise as afirmativas sobre projetos pedagógicos:


I.O trabalho em projeto favorece o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

II.Os debates e reflexões devem se limitar exclusivamente à sala de aula.

III.A escolha do tema deve considerar os interesses dos alunos para que o aprendizado seja significativo.

IV.A participação dos alunos não é relevante na definição do tema do projeto.


Assinale a alternativa correta:


A

I e III apenas.


B

I, II e III apenas.


C

II e III apenas.


D

II e IV apenas.

Um professor de Computação está planejando uma atividade sobre a evolução da internet e seus impactos socioculturais, com a finalidade de disseminar conhecimentos de forma crítica e colaborativa. Assim, deve propor aos estudantes que


A

pesquisem sobre os marcos históricos e o desenvolvimento da internet no mundo e apresentem as principais descobertas em um seminário em sala de aula.


B

realizem uma pesquisa bibliográfica sobre o uso da internet para acessar serviços do governo e construam infográficos para publicar estatísticas sobre cidadania digital no mural da escola.


C

assistam a documentários selecionados sobre as transformações sociais decorrentes da evolução da internet e elaborem uma resenha crítica de acordo com as normas da ABNT.


D

entrevistem membros da comunidade do entorno sobre o uso da internet e produzam um podcast discutindo os desafios e avanços da inclusão digital no contexto local.

Avalie a seguinte situação: Em uma escola de Educação Infantil, os professores organizam projetos pedagógicos mensais baseados em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Páscoa. A cada mês, as crianças realizam atividades direcionadas para confeccionar lembranças, ensaiar apresentações e produzir materiais temáticos relacionados à comemoração. No entanto, ao longo do ano, os educadores percebem que os projetos não estão alinhados às reais necessidades das crianças, deixando pouco espaço para aprendizagens espontâneas, investigações lúdicas e a valorização das múltiplas formas de expressão infantil. Além disso, algumas crianças demonstram resistência ou desconforto em atividades que reforçam modelos familiares padronizados e tradições que nem todas as famílias compartilham.


Diante dessa situação, a adequada abordagem pedagógica a ser empregada é


A

manter os projetos comemorativos, pois as datas tradicionais fazem parte da cultura e devem ser trabalhadas na escola, garantindo que todas as crianças aprendam sobre essas celebrações e suas simbologias.


B

substituir os projetos pautados em datas comemorativas por propostas que valorizem a escuta ativa das crianças, permitindo que os temas trabalhados surjam a partir de seus interesses, investigações e interações com o mundo.


C

reduzir o número de datas comemorativas no currículo, mas garantir que algumas sejam mantidas, reforçando a importância de celebrar momentos afetivos dentro do ambiente escolar para fortalecer vínculos familiares.


D

criar atividades comemorativas adaptadas, permitindo que cada criança escolha se deseja ou não participar, sem comprometer os conteúdos pedagógicos previstos para o ensino infantil.

A pedagogia de projetos fundamenta-se na experiência prática e na resolução de problemas como pilares do processo ensino e aprendizagem, possibilitando que o aluno construa seu conhecimento de forma ativa. No entanto, alguns docentes podem ter receios quanto à implementação dessa metodologia, questionando as possibilidades dessa prática. Diante dessa dúvida, um professor busca o apoio do pedagogo para compreender como a pedagogia de projetos pode ser integrada à prática docente, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Analise, abaixo, as características indicadas pelo professor como pertencentes à pedagogia de projetos.


I Os alunos são incentivados a pesquisar, analisar, sintetizar e aplicar conceitos e habilidades, desenvolvendo competências, como criticidade, autonomia e colaboração.

II O professor, como facilitador, outorga aos alunos o planejamento e a avaliação do processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da autonomia.

III A pedagogia de projetos segue etapas fixas, sem permitir adaptações ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

IV A aprendizagem baseada em projetos impulsiona os alunos a buscar e selecionar informações, quando parte de questões, tarefas ou problemas, promovendo um aprendizado mais significativo.


Das características explicitadas, as que se referem à pedagogia de projetos estão nos itens


A

III e IV.


B

II e III.


C

I e II.


D

I e IV.

O ponto de partida para se ensinar a turma toda, sem diferenciar o ensino para cada aluno ou grupo de alunos, é entender que a diferenciação é feita pelo próprio aluno, ao aprender, e não pelo professor, ao ensinar! (...) Buscar essa igualdade como produto final da aprendizagem é fazer educação compensatória, em que se acredita na superioridade de alguns, inclusive a do professor, e na inferioridade de outros (...).


MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São

Paulo: Moderna, 2003.


O trecho acima apresenta uma crítica a uma certa visão sobre a inclusão na sala de aula. Assinale a opção que indica corretamente a concepção criticada.


A

A ideia de adaptar o ensino para que todos os alunos possam alcançar resultados uniformes.


B

O reconhecimento das diferentes características dos alunos no processo educacional.


C

A adoção de estratégias pedagógicas que partam do princípio da igualdade entre os alunos.


D

A posição de que o professor é responsável por ensinar os alunos indiscriminadamente.


E

A prática de dispensar hierarquizações prévias na condução do processo de ensino-aprendizagem.

Com base no conceito da Pedagogia de Projetos, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:


( ) A Pedagogia de Projetos segue uma estrutura fixa e predeterminada, garantindo que todas as crianças avancem no mesmo ritmo e adquiram os mesmos conhecimentos.

( ) As interações entre as crianças são elementos fundamentais na Pedagogia de Projetos, pois possibilitam trocas de experiências e colaboração na construção do conhecimento.

( ) O professor tem papel central na Pedagogia de Projetos, organizando as atividades e conduzindo diretamente o processo de aprendizagem, garantindo que os alunos sigam uma sequência estruturada.

( ) A Pedagogia de Projetos incentiva a exploração e a investigação pelos alunos, permitindo que a aprendizagem ocorra a partir de seus interesses e da relação com o ambiente.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

V, V, F, F.


B

F, F, V, V.


C

F, V, F, V.


D

V, F, V, F.

A equipe pedagógica considerou o projeto Inova na horta um exemplo de ambiente educador. No contexto da educação infantil, conforme Soares (2020), ao organizar atividades ao ar livre, junto à natureza, deve se ter como objetivo


A

a própria exploração que a criança vivencia diante da oferta de diversos materiais e de experiências variadas, como aquelas com água, sementes ou areia.


B

a exposição a riscos, possibilitando que a criança aprenda, desde cedo, a importância do autocuidado e da autonomia na prevenção de acidentes em diferentes situações.


C

a aprendizagem de conteúdos científicos, uma vez que é mais fácil para a criança aprender conceitos a partir de exemplos concretos.


D

o movimento do corpo da criança pequena, que, em seguida, atinge um estado de calma propício à atividade cognitiva.


E

o registro das atividades, compondo um portifólio visualmente enriquecido pelos diferentes espaços em que a ação pedagógica se deu para posterior compartilhamento.

A metodologia da pedagogia de projetos na educação infantil fundamenta-se na construção de um currículo rico, dinâmico e flexível, aberto a novas ações educativas que se direcionam para as necessidades reais da vida das crianças, proporcionando a elas um conhecimento teórico-prático que satisfaça às exigências de uma educação do presente e do futuro.


Acesse:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982 -03052022000400348


Qual é a característica fundamental da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil?


A

Reduzir a interdisciplinaridade, mantendo cada conteúdo escolar isolado.


B

Limitar o tempo de sala de aula a momentos curtos de discussão para não perturbar a rotina de brincadeira.


C

Usar apenas avaliações formais ao final de cada projeto para verificar o aprendizado.


D

Permitir que as crianças investiguem questões significativas para elas, formulando hipóteses e buscando respostas de forma coletiva.


E

Garantir que todas as atividades sejam dirigidas exclusivamente pelo professor para seguir o currículo formal.

O trabalho com projetos pedagógicos nas escolas brasileiras contribui para o processo de ensino-aprendizagem porque:


A

Elimina a necessidade de planejamento pedagógico.


B

Substitui totalmente o currículo formal, priorizando apenas atividades artísticas.


C

Foca exclusivamente na memorização de conteúdos tradicionais.


D

Possibilita a abordagem de temas específicos de forma interdisciplinar e lúdica.

A pedagogia de projetos emerge como uma abordagem pedagógica que busca romper com a fragmentação do conhecimento disciplinar e promover uma aprendizagem mais conectada com a realidade dos estudantes. Ao eleger um tema ou problema relevante para a comunidade escolar como eixo central do trabalho, essa metodologia reorganiza o tempo, o espaço e as relações na escola, visando a uma formação mais crítica e participativa. Sobre a pedagogia de projetos como estratégia de integração entre escola e comunidade, analise as afirmativas a seguir.


I.O desenvolvimento de um projeto deve partir exclusivamente dos interesses espontâneos dos alunos, de modo que os conteúdos curriculares previstos em documentos oficiais, como a BNCC, devem ser deixados em segundo plano para não limitar a criatividade e a autonomia da turma.

II.Um projeto educacional se caracteriza pela intencionalidade pedagógica, pela articulação de conhecimentos de diferentes áreas (interdisciplinaridade) em torno de um eixo temático e pela previsão de um produto final que represente a sistematização do conhecimento construído e que tenha relevância para os envolvidos.

III.O papel do professor na condução de um projeto é o de transmissor do conhecimento, que define previamente todas as etapas e respostas, cabendo aos alunos a execução das tarefas de forma diretiva para garantir que o produto final corresponda exatamente ao que foi planejado.


Está correto o que se afirma em:


A

II apenas.


B

I apenas.


C

I, II e III.


D

I e III apenas.

Aponte a estratégia de manejo de sala indicada para estudante com TDAH em tarefas longas:


A

Tarefas segmentadas em blocos curtos com timer visual.


B

Cópia extensa do quadro sem pausas.


C

Exigência de leitura silenciosa contínua prolongada.


D

Avaliação única ao final do bimestre.


E

Troca frequente de assentos durante a aula.

Em uma escola pública de Ensino Fundamental, durante uma aula de História sobre a Era Vargas no Brasil, a professora Maria percebe que alguns alunos estão tendo dificuldades em compreender a complexidade do tema. Ela solicita a ajuda do auxiliar de sala, Carlos, para criar uma atividade que possa engajar todos os alunos e facilitar a compreensão do conteúdo. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a necessidade de promover um aprendizado significativo, qual das seguintes propostas de Carlos é a mais adequada para atingir este objetivo?


A

Organizar uma visita ao museu local para que os alunos possam ver exposições relacionadas ao período da Era Vargas.


B

Desenvolver um quiz com perguntas e respostas sobre os principais eventos da Era Vargas.


C

Propor uma dramatização em sala de aula, onde os alunos representam diferentes figuras históricas e eventos da Era Vargas.


D

Criar um projeto de pesquisa em grupo, onde os alunos investigam diferentes aspectos da Era Vargas e apresentam para a classe.


E

Sugerir uma sessão de leitura em voz alta do livro didático, seguida de um resumo escrito pelos alunos.

A aprendizagem baseada em projetos é um modo de enxergar o processo educativo que diverge das escolas tradicionais.


Assinale a opção que caracteriza corretamente essa abordagem.


A

O aluno tem contato com o conteúdo fora da sala de aula e utiliza a escola para sua aplicação.


B

O processo permite uma progressão individualizada do aprendizado, respeitando o ritmo de cada aluno.


C

O ambiente é preparado a permitir a exploração individual e a descoberta sem interferência docente.


D

O estudante desenvolve autonomia e colaboração enquanto mobiliza conhecimentos de maneira interdisciplinar.


E

O aprendizado engaja os alunos ao incluir elementos de jogos, como pontuação e recompensas.

Considerando a Pedagogia de Projetos, analise a sentença abaixo:


Um projeto é uma atividade não intencional, assim o envolvimento dos alunos deve ser algo orgânico e espontâneo (1ª parte). Em um projeto, os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do seu desenvolvimento (2ª parte). Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas, ou seja, o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução (3ª parte).


Quais partes estão corretas?


A

Apenas 1ª parte.


B

Apenas a 1ª e a 2ª partes.


C

Apenas a 1ª e a 3ª partes.


D

Apenas a 2ª e a 3ª partes.


E

Todas as partes.

A partir das discussões sobre a plataforma, Manoel propôs aos alunos criarem vídeos de divulgação das iniciativas mais interessantes do município para as redes sociais da escola. Em grupos, os alunos tiveram de selecionar a iniciativa que queriam divulgar, elaborar um roteiro para o vídeo, executá-lo e, ao final do semestre, divulgar nas redes sociais. Se considerarmos a discussão de Moura, a proposta de Manoel segue a Pedagogia de Projetos, porque


A

aplica os passos pré-determinados do método, uma vez que o ato de projetar requer rigor para operar em um cenário já conhecido e estruturado.


B

proporciona atividades de entretenimento para os alunos lidarem melhor com conteúdos normalmente enfadonhos.


C

constitui uma atividade funcional, regular e metódica, que visa atingir objetivos e conteúdos previamente estabelecidos.


D

está fundamentada em uma concepção do educando como sujeito de direitos, ser social e histórico, participante ativo na construção de conhecimentos.


E

insere uma proposta de renovação de atividades, tornando-as criativas, desde que mantenha fundamentalmente a postura e a prática pedagógica anteriormente estabelecidas.

Atualmente, em sala de aula, aposta-se muito em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando-se experiências reais ou simuladas, com o objetivo de trazer para o contexto da escola os desafios próprios da prática social. Esse processo pode ser evidenciado pela apropriação crescente de


A

materiais concretos para o ensino.


B

avaliações diagnósticas da aprendizagem.


C

recursos tecnológicos educativos.


D

metodologias ativas de aprendizagem.

A Gestão de projetos permite um trabalho colaborativo entre a formação dos docentes e um currículo que atenda às necessidades dos discentes. Assim, aponte uma das possibilidades advinda do trabalho com projetos.


A

Consolidação da linearidade.


B

Definição de tempos e espaços escolares.


C

Problematização como ponto de partida.


D

Fragmentação curricular.


E

Multidisciplinaridade.

Os projetos caracterizam um estilo, uma perspectiva, que marca um modo específico de organização pedagógica.


Nesse tipo de organização do trabalho, o professor de Educação Infantil deve


A

subdividir o conteúdo a ser trabalhado em diferentes áreas de conhecimento, para que as crianças tenham a possibilidade de compreender melhor o tema de estudo e aprender de forma significativa.


B

planejar com antecedência todas as atividades a serem desenvolvidas com as crianças a fim de seguir um cronograma elaborado juntamente com a equipe gestora e com seus parceiros de trabalho.


C

desempenhar o papel de co-criador de saber e de cultura com seus educandos, descentrando a função educativa de uma pessoa e convidando todos a serem simultaneamente aprendentes e geradores de cultura.


D

conhecer e estudar necessariamente todo conteúdo que será abordado no estudo uma vez que, quanto maior for seu conhecimento acerca do tema ou problema, maior será a profundidade e a dimensão do projeto.


E

estabelecer um determinado período de duração do projeto, antes de iniciá-lo, para que não atrase ou inviabilize o planejamento da sequência de conteúdos, elaborado no início do ano letivo.

“Um projeto colaborativo para a organização da aula procura dar conta do processo didático em toda sua abrangência. Objetiva orientar a reflexão com base na prática e para a prática, sendo um instrumento norteador da vida pedagógica que é gestada ao longo da aula” (Veiga, 2013, p. 267). A organização didática da aula, como um projeto colaborativo de ação imediata não é apenas um momento isolado da prática. Desta forma, tal organização pressupõe algumas questões. Leia, analise as afirmativas e considere o enunciado:


I. Um processo de construção coletiva, que deve emergir de uma realidade local, sem deixar de refletir sobre o global com presença obrigatória dos seguintes princípios: contextualização, flexibilidade, objetividade, colaboração e exequibilidade;

II. Uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, que emerge de uma realidade concreta e a ela retorna com novas orientações;

III. Um processo de previsão e organização da ação intencional, ou seja, antecipação das ações e atividades que vão ocorrer durante a aula, a fim de evitar a rotina e a improvisação;

IV. Uma forma mais segura de impedir a fragmentação do conhecimento, à medida que fortalece o grupo e desenvolve a colaboração entre os diferentes protagonistas, professores e alunos.


Marque a única alternativa correta:


A

estão corretos os itens I, II, III e IV.


B

estão corretos apenas os itens I, III e IV.


C

estão corretos apenas os itens II, III e IV.


D

estão corretos apenas os itens I, II e IV.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado