Imagem de fundo

Conforme o Currículo Base do Território Catarinense, é no...

Conforme o Currículo Base do Território Catarinense, é no contexto que a criança se apropria do sistema de escrita e a escola tem a responsabilidade formal pela sistematização da alfabetização / do sistema alfabético (fonográfico) da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, é necessário planejar ações sistemáticas e que promovam esse aprendizado por meio das diferentes práticas de linguagem. Observe as proposições:


I. Situações de uso realdas práticas discursivas (organizar ambiente alfabetizador que garanta a circulação de diferentes suportes de gêneros e práticas discursivas - literatura infantil, jornais, músicas, rótulos, cartazes, placas, jornais, bilhetes, avisos, crachás, recados, revistas, entre outros gêneros escritos e da oralidade).

II. Jogos e atividades lúdicas diversas em que as crianças sejam envolvidas/desafiadas a comparar e relacionar palavras entre si, com suas ilustrações, etc.

III. Atividades em que o aprendiz da escrita é desafiado a produzir escrita espontânea, completar textos conhecidos de diferentes modos, relacionar fonema/grafema, circular palavras conhecidas, fazer associações/comparações tanto na escrita quanto nos efeitos de sentido que esta produz em seus interlocutores, etc.

IV. Alfabeto móvel: é desejável que todas as crianças possam ter o seu alfabeto móvel (de preferência colorido) para que, em grupos e individualmente, possam “exercitar” diferentes possibilidades de produção de palavras e textos.


Analise as proposições acima de acordo como Currículo Base do Território Catarinense:


A

Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.


B

Somente as proposições III e IV são verdadeiras.


C

Somente as proposições I, II, III são verdadeiras.


D

Todas as proposições são verdadeiras.