

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o fragmento de texto abaixo.
Ainda que os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento apresentem envolvimento nas tarefas escolares, podem apresentar manifestações como: “pouco compartilhamento social e/ou interesse restrito; pautas estereotipadas, repetitivas e/ou pouco contextualizadas; pouco interesse em atender a solicitações em sala de aula, embora aptos a fazê-lo, entre outras” (BELISÁRIO FILHO; CUNHA, 2010, p. 36)
Diante desse contexto, o professor da sala de recursos multifuncionais deve propor práticas pedagógicas que contemplam:
As tarefas coletivas que exigem constante interação verbal, para estimular a participação social do aluno em situações espontâneas.
Utilização de estratégias visuais para promover a compreensão contextual e o engajamento nas atividades guiadas com adaptações baseadas nos interesses específicos do aluno.
A autonomia do aluno ao para realizar desafios em atividades não estruturadas, com pouca interferência do professor.
Exercícios repetitivos e focados na memorização de conceitos, assegurando que o aluno acompanhe o ritmo da sala regular.