

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto a seguir, para responder às questões de números 42 e 43.
A partir da leitura do texto de Sasseron e Carvalho (2011), Maria, professora do quarto ano do ensino fundamental, compreendeu melhor seu papel na alfabetização científica de seus alunos. Ela está entusiasmada com o projeto de ciências, que se dedica ao estudo dos dinossauros na Era Mesozoica. Dentre outros suportes para a discussão, ela apresentou uma figura que representa as camadas de terra e a localização de fósseis (conforme figura a seguir). Foi quando um aluno disse não acreditar que dinossauros tenham mesmo existido, o que ele lembra de ter aprendido na igreja que frequenta.

(https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fosseis.htm)
Tendo em vista as habilidades de uma pessoa alfabetizada científica e tecnologicamente, propostas por Fourez (in Sasseron; Carvalho, 2011), a professora, diante da oposição do aluno, deve
ensinar à turma a validade universal e permanente dos conhecimentos científicos.
evitar interpelar a fala do aluno a fim de não criar conflito com sua religião, garantindo uma educação laica.
reconhecer seu erro ao fazer uso da figura, corrigindo sua fonte com o uso de fotografias e outras evidências propriamente científicas e menos questionáveis.
apoiar os alunos a fazerem a distinção entre os resultados científicos e a opinião pessoal.
conduzir a discussão dos alunos para o reconhecimento da hierarquia dos saberes humanos, encabeçada pela ciência.