Imagem de fundo

A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de...

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.


Um pedagogo necessitou desenvolver um processo de treinamento em cascata, por meio do qual instrutores seriam orientados para se tornarem multiplicadores em todo o território nacional. Integrado a uma equipe interdisciplinar, esse pedagogo atuou com especialistas em aspectos geopolíticos, estatísticos, em multimídia, com programadores visuais e outros profissionais, a fim de que o conteúdo a ser ministrado e o material didático fossem organizados. Foram elaborados manuais de conteúdo e de orientações pedagógicas aos instrutores, instrumentos de avaliação dos treinandos e do treinamento, apresentações de slides para ferramentas digitais, vídeos, etc. Parte do treinamento seria presencial e parte a distância, a fim de que todas as regiões do território brasileiro fossem cobertas.

A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de grupo durante o planejamento, tais como as apresentadas a seguir.


I–Exercício que tem normas preestabelecidas com as quais os integrantes devem participar, visando à situação de ganha-ganha.

II–Proposta com base no cotidiano dos indivíduos ou dos grupos de trabalho, em que um ou mais participantes assumem diferentes situações e conteúdos que estão contidos na situação que vão vivenciar.

III–Circunstância em que os participantes analisam situações reais ou hipotéticas, cotidianas ou eventuais, sob o prisma técnico.


A(s) descrição(ões) refere(m)-se a


A

I - jogo, pois enfatiza uma participação voltada ao indivíduo.


B

II - dinâmica de apresentação, que visa a deixar os participantes integrados.


C

II - simulação, técnica que permite se colocar no lugar do outro.


D

III - dinâmica denominada foco na técnica, em que os participantes desenvolvem estudos complexos.


E

I e II - jogos dramáticos, em que os participantes teatralizam situações.