Imagem de fundo

Hoffmann (2001) afirma que uma prática avaliativa mediadora...

Hoffmann (2001) afirma que uma prática avaliativa mediadora precisa desenvolver-se em sintonia com um ciclo de aprendizagem que evolui continuamente, sendo que esse ciclo envolve: propostas mobilizadoras; experiências educativas e expressões de sentidos construídas pelos educandos. De acordo com a autora, na avaliação mediadora, questionários, exercícios, textos e outras tarefas escritas são instrumentos


A

prescindíveis, pois a observação assistemática e os registros do professor são suficientes nessa abordagem avaliativa, tendo em vista que ela é menos rigorosa ou exigente do que as avaliações somativas que requerem provas ou testes.


B

incontestáveis, pois quando bem planejados, devem ser replicados ao longo do ano letivo nas diversas turmas e nas turmas de anos seguintes, assegurando a consistência dos processos avaliativos pela uniformização de seus instrumentos.


C

indispensáveis, pois é impossível o professor compreender e otimizar percursos individuais de aprendizagem sem ter tempo e instrumentos adequados para uma leitura atenta e curiosa sobre os sentidos que vão sendo construídos por cada aluno.


D

atemporais, que devem ser aplicados ao longo do bimestre letivo, devendo ser corrigidos pelo professor, apenas, ao final do bimestre, para que alunos e professores não sejam influenciados por esses resultados durante o período letivo.


E

independentes entre si, pois o professor deve planejar uma sequência recorrente na aplicação dos instrumentos de avaliação, evitando, contudo, que um instrumento interfira no outro.