

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o excerto, abaixo:
“Um dos desafios a serem enfrentados, ao se propor a construção de uma política nacional para inclusão social da população em situação de rua, está em sua própria conceituação. A diversidade de grupos e distintas localizações, a heterogeneidade desta população e das condições em que se encontra (como por exemplo, a existência de pessoas que não têm endereço fixo e de pessoas que possuem endereço, porém permanecem a maior parte do tempo nos logradouros públicos (Ferreira, 2005) tornam difíceis sua caracterização unívoca e imediata.” (BRASIL, 2008, p.08)
O termo apropriado para se referir às pessoas nesta condição é “pessoas em situação de rua” porque:
são pessoas que têm vícios como alcoolismo e uso de drogas que os mantém sem acesso à higiene e roupas adequadas impossibilitando que familiares cuidem deles.
sugere que a situação de rua é uma característica inerente à pessoa, implica que a pessoa dorme, todas as noites, nas vias públicas e é uma situação muito difícil de ser modificada.
traz a ideia de morada, sendo que a rua é casa delas. Como habitam a rua, a situação de rua deve ser encarada como permanente.
estar na rua não é uma condição definitiva, é temporária e pode mudar caso a pessoa tenha acesso a políticas públicas de moradia e em outras áreas, como emprego e saúde.