Imagem de fundo

Diante das discussões contemporâneas sobre o ensino da...

Diante das discussões contemporâneas sobre o ensino da linguagem nas etapas iniciais da escolarização, considere os fundamentos da pedagogia da linguagem, os marcos curriculares brasileiros e as contribuições das teorias do letramento. Com base nisso, assinale a alternativa considerando os métodos e técnicas voltados ao desenvolvimento da linguagem oral, escrita, leitura e escuta ativa, é correto afirmar que:


A

a aquisição da linguagem escrita e da leitura deve ser promovida por meio de métodos fonéticos e sintéticos, que priorizem a decodificação e a memorização de estruturas sonoras, uma vez que o domínio do código é pré-requisito para a compreensão e para a produção textual significativa.


B

as práticas de linguagem nos anos iniciais devem se concentrar no treino de habilidades cognitivas formais, desvinculadas de conteúdos e temas socioculturais, pois isso evita a contaminação ideológica do ensino e garante neutralidade didática, favorecendo o desenvolvimento universal das competências linguísticas.


C

o desenvolvimento das habilidades linguísticas deve ser conduzido por meio de métodos progressivos e cumulativos, que respeitem a sequência natural do aprendizado — audição, fala, leitura e, por fim, escrita —, garantindo assim a internalização gradual e ordenada dos códigos linguísticos.


D

a linguagem deve ser concebida como prática social e culturalmente situada; assim, o ensino da oralidade, da leitura, da escuta e da escrita exige metodologias contextualizadas, dialógicas e multiletradas, que reconheçam os diversos usos sociais da linguagem, evitando tanto o tecnicismo como a espontaneidade desmedida.