

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A busca por um consenso em relação aos termos utilizados no que confere os alunos com Altas Habilidades ou Superdotação está relacionado à perspectiva lexical superdotado e superdotação que trazem a possibilidade de interpretação de superioridade em relação a outros sujeitos. Assim, termos como bem-dotados, talentosos, altas habilidades foram utilizados em algum período histórico na educação dos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação em nosso país. Entretanto, no contexto atual, a nomenclatura aqui adotada está inscrita em práticas mobilizadas em vista da compreensão de que as Altas Habilidades compreendem um fenômeno multidimensional.
Nesse sentido, para o presente material, optamos politicamente pela utilização da nomenclatura Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD), terminologia também prevista na atualização da Lei nº 9.394 de 1996. (...)
(SABATELLA, M. L. P. Talento e Superdotação: problema ou solução?Curitiba:Intersaberes, 2013.) (https://educapes.capes .gov.br/bitstream/capes/739205/2/A%20Educacao) − (P.7/8/9/10).
Sobre as terminologias de altas habilidades/superdotação AH/SD, de acordo com alguns especialistas no assunto em análise, marque a alternativa INCORRETA:
Os estudiosos que concebem a nomenclatura: "Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD)" assim: "são aqueles que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes", mantêm conceitos mais atualizados.
As nomenclaturas para "pessoa com altas habilidades" ou "pessoa superdotada" são mais apropriados para aqueles indivíduos que apresentam sinais ou indícios de uma habilidade superior em uma ou mais áreas do conhecimento, no comparativo entre pares, sem necessariamente que essa habilidade seja algo excepcional.
Nos estudos referentes à "pessoa com altas habilidades" ou "pessoa superdotada", no curso da história, usavam-se: "gênio", "precoce" e "prodígio", muitos ainda as usam informal ou descontraidamente.
As expressões "altas habilidades" / "superdotação" são usadas num contexto pejorativo de subestima aos que são bem-dotados.